Um rosário com 800 metros de comprimento começara a ser construído entre setembro e outubro deste ano no município de Muçum, no Vale do Taquari (RS). O projeto intitulado Rosário da Proteção “será algo diferente, único”, disse o idealizador do projeto a ACI Digital, o empresário Robison Antenor Gonzatti. A área do rosário terá 10 hectares e cada conta do terço terá uma capela, totalizando 59 capelas abobadadas com seis a doze metros de lado e cinco metros de altura.

Segundo Gonzatti, o principal objetivo deste projeto é ajudar com “que as pessoas saibam o significado” do rosário. “Queremos também resgatar o hábito de nossos antepassados que aqui imigraram a região e rezavam o santo terço como era conhecido todas as noites em família”, explicou.

A cruz do rosário será “a entrada principal onde os visitantes irão adquirir seus bilhetes de entrada e junto ficará a administração e uma loja de souvenires”. Nas contas da oração do Pai Nosso será narrado e meditado “os mistérios, com projeção mapeada para os visitantes interagir e aprender” sobre eles. Nas contas das Ave-Marias, cada capela terá um título de Nossa Senhora com o país do qual ela é padroeira.  

Também será construída uma estátua de Nossa Senhora do Rosário representando a Salve Rainha onde terão os jatos de agua representando as ladainhas. No meio da construção haverá um lago artificial. À noite, o Rosário da Proteção poderá ser visto a distância por conta do brilho de suas luzes.

Este “projeto é particular” e “será construído com recursos próprios e financiado por instituições bancárias”. A previsão é que custe cerca de R$ 30 milhões.

“Com o resultado da visitação, será paga a obra, e posteriormente uma parte dos recursos irá bancar o projeto da criação de um instituto de acolhimento de idosos e crianças em situação de vulnerabilidade social. Também será, em um segundo momento, construído um retiro para padres, próximo a igreja que hoje existe em frente ao empreendimento a ser construído”, informou o idealizador do projeto.

Gonzatti contou que o sonho de construir o Rosário da Proteção “foi despertado” primeiramente na casa de um grande amigo que o convidou para rezar o terço em família, “em prol da saúde” do pai “que estava com Covid”. E após essa experiência, em uma “reunião em família ao final do ano”, pediu aos presentes que rezassem “o rosário para pedir proteção”, por conta “da pandemia” do covid-19.

Meses depois, ele e sua família foram a uma viagem a Santa Catarina com o bispo emérito de Montenegro (RS), dom Paulo de Conto, que “durante o trajeto deu um rosário a cada um no carro” e todos começaram a rezar. Este fato chamou sua atenção, “pois a cada Pai Nosso falava dos mistérios” da vida de Jesus e de Maria e seu interesse pelo terço Mariano crescia. Após alguns meses dessa viagem, Gonzatti disse que recebeu “a visita do padre Jairo Dal Alba, do Paraná, o qual veio visitar o Cristo Protetor” e com isso, tornou-se amigo do sacerdote. Alguns dias depois o padre enviou “uma mensagem do Rosário do Líbano”, que é considerado o maior rosário do mundo.

“Achei lindo e comentei com minha esposa porque não darmos a ideia a alguém de construir um em nossa região, prontamente ela olhou para mim e disse: porque não nós? A partir daí conversamos com o padre Genoir Pieta, pároco de nossa comunidade, o amigo dom Paulo de Conto que nos aconselharam a levar o assunto ao bispo da diocese de Santa Cruz do Sul, dom Aloisio Dilli que prontamente aprovou a ideia. Neste momento em diante, muitos conselhos e ideias do padre Genoir e dos bispos de como construir e o que construir”, disse o empresário.

A finalização das obras deste projeto está prevista para 2024. Confira o vídeo de apresentação do Rosário da Proteção.

 

Confira também: