A “Scala Santa” ou Escada Santa, a qual acredita-se que é a escada na qual Jesus subiu para ser julgado e condenado por Pôncio Pilatos, foi fechada durante um ano para a sua restauração, em Roma, na Itália.

Segundo a tradição, a Escada Santa foi levada a Roma século IV por Santa Helena, mãe do imperador Constantino o Grande. Acreditam que ela restaurou muitos lugares sagrados na Terra Santa e descobriu a Vera Cruz, além de outras relíquias.

Atualmente, a Scala Santa está localizada perto da Basílica de São João de Latrão. Foi aberta ao público há aproximadamente 400 anos.

O trabalho de restauração consiste tanto nas escadas como nos afrescos de ambos os lados da escada, que conduz a uma capela papal privada: a Igreja de São Lourenço.

“Durante todo o período de restauração da Escada Santa, os fiéis subirão (pela) escada à direita, recebendo a indulgência plenária”, indica um cartaz da Penitenciária Apostólica.

A Escada é feita de mármore branco, mas está coberta por madeira para protegê-la. Em alguns pontos, há quadrados cortados da madeira onde os peregrinos podem chegar a tocar o mármore.

Também há visores de vidro que protegem os pontos onde acredita-se que são as marcas do sangue de Cristo.

Os peregrinos que visitam a escada devem subir de joelhos como um sinal de piedade e reverência, embora possam escolher como rezar, seja por uma breve oração em cada passo ou meditando sobre a Paixão de Cristo durante a subida.

Aqueles que não podem subir de joelhos, ajoelham-se no primeiro degrau e depois sobem os outros para chegar até o topo.

Em 1908, São Pio X concedeu indulgência plenária aos fiéis que subissem toda a escada.

Caso contrário, uma indulgência parcial pode ser obtida para cada passo de joelhos ao meditar a Paixão de Cristo.

As condições habituais para uma indulgência devem ser cumpridas: fazer uma confissão sacramental, receber a Eucaristia, orar pelas intenções do Papa e ter o propósito de renunciar o apego ao pecado.

Mountain Butorac, um guia de turismo católico que vive em Roma há quatro anos, disse que a Escada Santa é um dos seus lugares favoritos para levar os peregrinos em suas excursões “O Viageiro Católico”. Somente em 2017, levou cerca de 500 pessoas, tanto cristãs como não cristãs.

O guia turístico disse à agência CNA – agência em inglês do Grupo ACI – que subir as escadas de joelhos é um pouco doloroso, mas pensar no que Jesus sentiu durante a sua paixão e morte, “faz valer a pena”.

Do mesmo modo, afirmou que testemunhou várias reconversões de pessoas que estavam afastadas da fé. Às vezes, as pessoas se emocionam, até as lágrimas, e têm o desejo de buscar o sacramento da confissão ou de receber a Eucaristia, depois de muitos anos.

“Também encorajou as pessoas que não são católicas a subirem as escadas. E muitas vezes o que acontece é que elas têm a experiência mais forte”, assinalou.

Um homem católico, disse Butorac, sentiu que Deus lhe pediu para dar uma grande quantidade de dinheiro que ele havia economizado para a sua aposentadoria. O homem passou os últimos anos doando as suas economias para a Igreja, “tudo por causa da experiência que teve na Escada Santa”.

Apesar de permanecer fechada temporariamente, Butorac disse que continuará levando peregrinos, pois podem receber as mesmas graças e indulgências ao subir uma escada alternativa durante a restauração.

Mais em

“Mas posso apostar que eu serei o primeiro a subir quando abrirem novamente o local”, concluiu alegremente.

Confira também: