As relíquias do Papa São João XXIII já descansam novamente na Basílica de São Pedro, no Vaticano, depois da sua peregrinação à Diocese de Bergamo.

Segundo informou o Vaticano através de um comunicado de imprensa, na sexta-feira, 15 de junho, o corpo do Santo foi colocado novamente no seu lugar habitual na basílica, sob o altar de São Jerônimo.

As relíquias de São João XXIII estiveram entre os dias 24 de maio e 10 junho na Diocese de Bergamo, para que pudessem ser veneradas pelos fiéis da terra natal do Papa, Sotto il Monte, por ocasião do 55º aniversário do falecimento do Pontífice.

Durante esses 18 dias, foram celebrados numerosos atos com forte conteúdo espiritual com a finalidade de “regressar aos elementos destacados da vida do ‘Papa bom’ e assim ressoar as suas palavras de novo e aprender delas”, explicou Dom Francesco Beschi, Bispo de Bergamo, a L'Osservatore Romano.

A urna com o corpo de São João XXIII chegou ao centro de Bergamo em 24 de maio, onde foi recebida pelas autoridades e pelos fiéis.

Em seguida, foi transladada à prisão de Via Gleno e, logo depois, percorreu a catedral, o seminário, o hospital, o Santuário da Cornabusa em Valle Imagna, o convento de Baccanello e, finalmente, foi instalada em Sotto il Monte, povoado natal do santo.

No domingo, 3 de junho, por ocasião dos 55 anos da morte do Papa, o Arcebispo de Milão, Dom Mario Delpini, presidiu uma Missa com todos os Bispos da região italiana da Lombardia.

No sábado, 9 de junho, o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, presidiu o encerramento das celebrações dos 55 anos da morte de São João XXIII.

Em sua homilia, o Secretário de Estado sublinhou o zelo pastoral de João XXIII, a sua capacidade de atrair pessoas com uma linguagem simples e serena, mas cheia de conteúdo evangélico e de fidelidade a Cristo.

“João XXIII era um homem bom que se tornou santo porque era um homem completamente entregue ao projeto que Deus havia pensado para ele”, destacou.

Confira também: