A Igreja Católica do Reino Unido se prepara para receber as relíquias de santa Bernadette, vidente de Nossa Senhora de Lourdes, pela primeira vez na história.

O cardeal Vincent Nichols, arcebispo de Westminster, Inglaterra, disse que as relíquias de santa Bernadette partirão de Lourdes, França, e chegarão ao Reino Unido no próximo mês.

Santa Bernadette Soubirous nasceu em 7 de janeiro de 1844, numa família muito pobre de Lourdes, França. Quando tinha 14 anos, Nossa Senhora de Lourdes apareceu-lhe sob a invocação da Imaculada Conceição 18 vezes.

Durante as visões, a Virgem de Lourdes pediu a Bernadette que rezasse o terço com ela, pedindo-lhe que dissesse aos padres que mandassem pessoas em procissão à Gruta e construíssem uma capela. Mais tarde, entrou na Congregação das Irmãs da Caridade de Nevers como freira. Ela morreu aos 35 anos de uma doença grave.

A relíquia de primeiro grau a visitar o Reino Unido é "um pedaço do osso da coxa" de santa Bernadette. O relicário percorrerá as principais catedrais, igrejas e dioceses da Inglaterra, Escócia e País de Gales durante setembro e outubro deste ano.

O corpo da santa está preservado no Santuário de Santa Bernadette Soubiruos, que fica na cidade de Nevers, cerca de 700 quilômetros ao norte de Lourdes, França. Este é um antigo convento e residência da Congregação das Irmãs da Caridade de Nevers.

O cardeal Nichols explicou que a iniciativa procura dar a quem não pôde fazer uma peregrinação ao santuário de Lourdes, na França, devido à pandemia, a oportunidade de “enriquecer” sua fé através da veneração de relíquias.

Nichols exortou os católicos a se unirem às suas comunidades nesta "peregrinação muito especial" para dar "testemunho ativo de nossa fé", "encontrar o amor de Deus e encontrar cura e renovação espiritual, emocional e psicológica".

Disse ainda que receber as relíquias é uma forma de recordar “o significado especial de Lourdes como lugar de peregrinação e amor, onde pessoas de todas as idades servem e cuidam dos doentes e dos mais vulneráveis ​​da nossa sociedade”.

“Agradecemos a Deus pela fé de santa Bernadette e pelos muitos dons e graças que a passagem das relíquias trará”, concluiu.

As relíquias chegarão à catedral da diocese de Plymouth na sexta-feira, 9 de setembro, às 13h (hora local) e lá permanecerá até o dia seguinte às 13h.

As relíquias irão para a catedral de São Chade, a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes em Hednesford e a Igreja da Imaculada Conceição em Bicester da diocese de Birmingham de 7 a 10 de outubro.

Para se registrar ou obter mais informações sobre como visitar as relíquias, clique AQUI.

Confira também: