O Núncio Apostólico na Síria, Dom Mario Zenari, informou que as treze religiosas do convento de Santa Tecla que foram sequestradas na segunda-feira no povoado cristão de Maalula (Síria), encontram-se "bem" e provavelmente foram levadas pelos extremistas muçulmanos à população vizinha de Yabrud, ao norte da capital Damasco.

"A madre superiora pôde falar ontem de noite por telefone com o Patriarcado grego-ortodoxo em Damasco e lhes disse que as religiosas estavam bem", assinalou nesta quarta-feira o Prelado. Dom Zenari disse que "até agora não se pode falar de sequestro, porque não se sabe o propósito desta ação".

Conforme informou a agência EFE, o Núncio indicou também que no momento se desconhece o nome da brigada que está com as religiosas.

Por outro lado, um porta-voz do Patriarcado grego-ortodoxo de Antioquia e do Oriente Médio confirmou que as irmãs estão "bem" e provavelmente retidas em Yabrud, embora não quis confirmar se a conversa telefônica com a madre superiora, Pelagia Sayaf, ocorreu ontem.

Por sua parte, ao término da Audiência Geral de hoje quarta-feira, o Papa Francisco pediu pela libertação "destas irmãs e por todas as pessoas sequestradas por causa de um conflito em curso. Continuemos a rezar e a trabalhar juntos pela paz. Confiemos na Virgem!".