No sábado 12 de outubro será canonizada em Roma a Madre Maria Bernarda Bütler, religiosa suíça estabelecida na Colômbia. O milagre que permitiu que a irmã seja elevada aos altares foi concedido por sua intercessão ao curar a uma médico colombiana de uma grave e incomum pneumonia em 2002.

 

A doutora Mirna Jazime Correia foi internada na Clínica Madre Bernarda na quarta-feira 26 de julho de 2002 pelo que pensou era dengue, logo diagnosticada de tifóide, até indicar que se tratava de uma pneumonia produzida por "um germe" que os médicos não conseguiram identificar.

 

"Os médicos não sabem o que lhe produziu esse estado daninho tão progressivo. Mirna não só está torta mas também rígida", narrou naquele tempo a senhora Lilian Correia, mãe de Jazime, ao jornal El Universal.

 

Nos momentos de dor quando já tudo parecia perdido, a mãe de Jazime orava a Deus dizendo "entrego a Mirna em seus braços" e foi para casa para prevenir ao marido "sobre o estado de Mirna e pediu forças a Deus para vê-la morrer e começar a preparar a enterro de sua filha".

 

Lilian pediu uma relíquia da Madre Maria Bernarda à diretora da clínica, a Madre Teresa, e esta "lhe deu de presente três", lhe dizendo "coloque-lhe uma em alguma parte do corpo".

 

Quando Lilian chegou à unidade de cuidados intensivos aonde estava sua filha "só pensou em colocá-la em seus cabelos", assinalou o Universal.

 

Dias mais tarde a recuperação de Jazime era rápida e inexplicável. "Nenhuma pneumonia como a que teve pode sanar tão rápido. Não sabemos o que teve nem o que lhe produziu isso, nem muito menos como sarou tão rápido. Isto só se explica sob a luz do milagre", disseram os médicos a Jazime, lhe dando de alta dias depois.

 

Madre Maria Bernarda Bütler

 

A Madre Bernarda nasceu em 28 de maio de 1848 na Suíça. Aos 19 anos de idade, ingressou no monastério franciscano de Maria Auxiliadora, em Altstätten (Suíça) onde recebeu os hábitos tomando o nome da Maria Bernarda do Sagrado Coração.

 

Fundou a Comunidade Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora em Cartagena, cidade a que chegou em 2 de agosto de 1895. Sua vida a dedicou ao serviço de outros nas áreas da saúde e educação.

 

Mais em

Morreu aos 76 anos de idade em Cartagena de Índias (Colômbia) em 19 de maio de 1924. Vinte anos depois de sua morte em Cartagena se fundou a Clínica Madre Maria Bernarda em 1955. Seus restos repousam na capela do Colégio Biffi, em Cartagena.