No início da eucaristia da peregrinação mensal, celebrada esta manhã, 13 de fevereiro, na Igreja da Santíssima Trindade, o reitor do Santuário de Fátima, Padre Carlos Cabecinhas lembrou a serva de Deus, testemunha e mensageira da mensagem de Fátima, Lúcia de Jesus, falecida há sete anos, a 13 de fevereiro de 2005.

No momento da oração dos fiéis foi pedido a Deus que “inspire o sentido de justiça aos governantes que trabalham ao serviço de todos” e que “todos os que choram ou estão tristes sintam o calor da presença maternal de Maria”.

Nas suas palavras durante a homilia, o reitor do Santuário de Fátima falou de Maria como “mulher da fé”.

“Confrontada com os planos de Deus, Maria responde um sim total e incondicional. (…) Na atitude de Maria não há qualquer sinal de egoísmo ou de comodismo, mas há uma entrega total nas mãos de Deus e um acolhimento radical dos caminhos de Deus”, afirmo o reitor.

Por isso, Maria é “modelo da entrega da própria vida a Deus, no seguimento de Jesus Cristo, que pela sua entrega nos deu a vida e a vida em abundância”.

As atitudes de Maria, “a primeira discípula e o modelo de todos os discípulos”, interpelam o mundo. “O seu sim interpela-nos, interroga-nos: que atitude tomamos nós diante da vontade de Deus’”, referiu o padre Carlos Casbecinhas.