O chefe de pesquisa de The Philos Project, Farhad Rezaei, disse que o Irã está utilizando estratégias progressivas para expulsar os não-muçulmanos do país e dos estados próximos como o Iraque e a Síria. O pesquisador curdo iraniano também disse que a situação dos cristãos no Oriente Médio é "verdadeiramente incompreendida" pela maioria no Ocidente.

Rezaei é um cristão convertido que fugiu do Irã e agora leciona na Universidade de York, no Canadá. The Philos Project é uma organização sem fins lucrativos que educa e defende os cristãos no Oriente Médio.

Rezaei disse durante um briefing ontem, 22 de fevereiro, que a narrativa de que apenas os jihadistas contribuíram para a perseguição de cristãos no Oriente Médio é "simplista demais" e ignora a influência de milícias apoiadas pelo Irã em países como o Iraque.

Nascido no Irã, Rezaei disse que desde a revolução islâmica de 1979, os líderes muçulmanos no Irã falam que os adeptos de religiões minoritárias, como o cristianismo e o judaísmo, são "contaminação" e tomaram medidas para reduzir o tamanho das comunidades cristãs e judaicas, empurrando-as para fora do país.

No Iraque, disse Rezaei, as milícias xiitas apoiadas pelo Irã realizaram vários sequestros, assassinatos e agressões sexuais nos últimos anos. Eles também se apoderaram de grandes extensões de terra pertencentes a cristãos, especialmente na planície de Nínive.

Ao todo, pelo menos 8 mil hectares de terras agrícolas foram queimados e milícias realizaram pelo menos 75 ataques a locais de culto, com pelo menos nove casos de uma igreja sendo usada como base militar.

No entanto, muitos desses crimes foram atribuídos a grupos jihadistas sunitas, como o Estado Islâmico, e não ao Irã, disse Rezaei.

Ele acrescentou que no norte do Iraque muitos não sabem que as forças iranianas estão ocupando grandes áreas com as forças xiitas, tomando as terras dos cristãos.

Um relatório do Departamento de Defesa dos EUA revelou a ameaça contínua de milícias alinhadas ao Irã no Iraque, observando que os oficiais simpatizantes dos interesses iranianos ou das milícias estão espalhados pelos serviços de segurança do país.

Respondendo sobre o que a comunidade cristã global pode fazer diante dessa perseguição, Rezaei disse que os recursos devem ser investidos para reconstruir as comunidades cristãs em áreas onde as milícias xiitas tentaram expulsá-las.

Ele também afirmou que o regime iraniano deve ser condenado por suas ações e os líderes devem ser punidos.

Confira também: