A Conferência Venezuelana de Religiosos e Religiosas (CONVER), expressou sua preocupação pelo crescimento da violência e a divisão do país a raiz do projeto de reforma constitucional do Presidente Hugo Chávez, que "estabelece um modelo de país com um pensamento único onde uma boa parte dos venezuelanos ficam excluídos".

Em seu comunicado "Pela justiça, a paz e a esperança", os religiosos e religiosas venezuelanos advertiram que o texto presidencial está pondo em perigo "o pluralismo inclusivo que permite uma convivência pacífica entre todos". A concentração de poder no mandatário, acrescentaram, atenta contra "a democracia participativa" da atual Constituição.

Do mesmo modo, depois de denunciar o controle da informação que quer exercer o Governo, a CONVER manifestou seu "comunhão com o povo crente e seus Pastores" e, nesse sentido, rechaçou "os insultos e desqualificações a suas pessoas e a suas palavras".

"Os religiosos e religiosas da Venezuela apostamos pela esperança, pela reconciliação, pelo diálogo e a convivência entre irmãos", expressaram.