O redentorista padre Geraldo Freire Soares foi nomeado bispo da diocese de Iguatu (CE). Atualmente, ele é da paróquia do Santíssimo Redentor, na diocese de Penedo (AL), e formador da comunidade Redentorista, em Arapiraca (AL).

Padre Geraldo irá suceder no governo pastoral de Iguatu a dom Edson de Castro Homem, que teve seu pedido de renúncia aceito pelo papa Francisco em 24 de fevreiro de 2021. Na época, a diocese informou que a renúncia de dom Edson se dava “por motivos de saúde”.

“Nós nos alegramos neste dia feliz pela nomeação do Santo Padre, a quem agradeço a confiança. Vamos juntos iniciar essa caminhada nova na diocese. Meu coração já se alegra, acolhe a todo da diocese de Iguatu como o rebanho que o Senhor me confiou”, disse o padre Geraldo Freire em uma transmissão ao vivo feita na manhã de hoje pelas redes sociais da diocese de Iguatu.

O administrador diocesano de Iguatu, padre João Batista Moreira Gonçalves, fez a comunicação oficial da nomeação do novo bispo durante a transmissão. Segundo ele, a nomeação do novo bispo “é um presente” para a diocese cearense, que completa 60 anos de criação.

Padre Geraldo Freire Soares nasceu em 6 de janeiro de 1967, em Sertânia (PE). Iniciou sua caminhada no aspirantado dos missionários redentoristas em 1993. Estudou Filosofia no Instituto Salesiano de Filosofia, em Recife (PE), e Teologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP), em São Paulo (SP). Fez sua profissão religiosa em 11 de fevereiro de 1996 na Congregação do Santíssimo Redentor e foi ordenado sacerdote em 1º de julho de 2000.

Na vice-província redentorista de Recife, padre Geraldo Freire foi formador em Campina Grande (PB) e Arapiraca (AL). Também atou como ecônomo e superior por três mandatos. Além disso, foi vigário paroquial de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campina Grande, e pároco do Sagrado Coração de Jesus, em Natal (RN). Na arquidiocese potiguar, também foi vigário episcopal para a vida religiosa.

Em fevereiro de 2019, tomou posse como pároco na paróquia do Santíssimo Redentor, na diocese de Penedo (AL), em Arapiraca, função que exerce atualmente, junto com a de superior da comunidade religiosa redentorista e formativa de Arapiraca. É também membro do conselho presbiteral da diocese de Penedo.

Confira também: