Frente ao debate acerca da legalização da eutanásia em Portugal, a Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP) no país se manifestou “veementemente” contra esta prática e convocou os cristãos a se mobilizarem.

“A Rede Mundial de Oração do Papa (RMOP) - Portugal manifesta-se veementemente contra a legalização da eutanásia e quaisquer outros atentados à dignidade da vida humana”, expressou a entidade em uma nota publicada em seu site.

Quatro projetos de lei relacionados à legalização da eutanásia em Portugal estão previstos para entrar na pauta de discussão da Assembleia da República no próximo dia 29 de maio.

Diante disso, a Rede Mundial de Oração do Papa lançou um apelo “a todos os cristãos que se mobilizem de modo a mostrar aos deputados da Assembleia da República os efeitos graves e irreversíveis da eventual aprovação de uma lei desta natureza para a sociedade portuguesa”.

“Face à possibilidade de se vir a legalizar a morte medicamente assistida, várias pessoas, grupos e instituições estão a organizar-se no sentido de promover um amplo, sereno e humanizador debate sobre a defesa e valorização da vida”, assinala a instituição.

Nesse sentido, recorda que “há iniciativas já a decorrer, outras agendadas, que devemos divulgar e nas quais podemos participar”.

Entre as manifestações agendadas para os próximos dias contra a legação da eutanásia em Portugal há uma intitulada ‘Os portugueses não querem a eutanásia’, que acontecerá às 12h30, diante do Palácio de São Bento, sede do Parlamento de Portugal.

Este evento será promovido por ‘Stop Eutanásia’, um “serviço de informação multidisciplinar criado por cidadãos para divulgar as diversas escolhas e caminhos alternativos à eutanásia e ao chamado ‘suicídio assistido’”. Em seu site, especificam que buscam tal objetivo “promovendo a cultura do respeito pelos mais vulneráveis”.  

Além disso, no dia da discussão parlamentar, 29 de maio, a Federação Portuguesa pela Vida, responsável pela campanha ‘Toda Vida tem Dignidade’, promoverá uma manifestação em frente ao Parlamento português, das 13h30 às 15h.

Esta manifestação conta com o apoio da Conferência Episcopal Portuguesa, do Patriarcado de Lisboa, da Aliança Envagélica Portuguesa, da Associação de Juristas Católicos, da Associação dos Psicólogos Católicos, da Rádio Canção Nova, da Angelus TV, assim como de vários movimentos católicos.

Em artigo publicado no site de ‘Toda Vida tem Dignidade’, o porta-voz da campanha, José Maria Seabra Duque, ressaltou que “há momentos em que é preciso sair à rua e defender aquilo em que acreditamos”.

Nesse sentido, assinalou que participará da manifestação no dia 29 de maio “porque quero um país onde toda a vida é respeitada, um país onde os doentes não são mortos, um país onde o Estado protege em qualquer circunstância os cidadãos”.

Por sua vez, a Rede Mundial de Oração do Papa – Portugal convida todos a escrever em favor da vida aos grupos parlamentares na Assembleia da República Portuguesa e dos deputados.

“Manifeste-se pela vida, contra a morte! Rezemos também para que Deus ilumine os deputados a votarem a favor da vida”, conclui.

Confira também: