O sacerdote italiano Paolo Dall'Oglio, sequestrado há sete anos, foi lembrado em Roma, onde se destacou por sua dedicação na busca pela paz e justiça, assim como por seu grande amor pelo povo da Síria, onde foi visto pela última vez.

Pe. Dall'Oglio é um missionário italiano conhecido por seu serviço no diálogo inter-religioso e por ter refundado na Síria a comunidade monástica católica-síria na década de 1980.

Em 2012, foi expulso da Síria com um decreto e mudou-se por um breve período a Sulaymanya, na zona do Curdistão iraquiano, onde foi acolhido pela nova fundação monástica de Deir Maryam al Adhra.  

Ao retornar à Síria para buscar a libertação de um grupo em Raqqa, incluindo dois bispos ortodoxos, o sacerdote desapareceu em 29 de julho de 2013, desde então, não há notícias dele, embora alguns rumores indiquem que foi executado.

O Papa Francisco também expressou sua preocupação com o destino do sacerdote jesuíta e, em janeiro de 2019, encontrou-se com alguns de seus familiares.

"Meu chamado é que não esqueçam a Síria", disse Immacolata Dall'Oglio, irmã do sacerdote, em uma coletiva de imprensa concedida em 29 de julho. "Paolo foi sequestrado porque sabia que sua missão estava junto ao povo sírio", acrescentou.

"Recordar Paolo hoje é recordar o seu povo sírio" que, após nove anos de guerra civil, ainda "espera justiça e paz", disse o Pe. Camillo Ripamonti, presidente do centro italiano do Serviço Jesuíta aos Refugiados.

Pe. Federico Lombardi, ex-porta-voz do Vaticano e presidente da Fundação Ratzinger, disse que o Pe. Dall'Oglio tinha um grande compromisso com os sírios e inspirou muitos, "especialmente muçulmanos, com quem soube nos ensinar a dialogar e a ser solidários em busca de justiça e de paz”.

"Sua memória está viva, é uma presença que inspira a aprofundar ideias e pensamentos, para incentivar e comprometer", acrescentou.

Paolo Ruffini, chefe do Departamento de Comunicações do Vaticano, disse que Pe. Dall'Oglio é "um ótimo comunicador e um grande jornalista". "Obrigado ao Pe. Paolo pelo testemunho que continua a nos dar", acrescentou.

Paolo Dall'Oglio escreveu artigos para a revista italiana Popoli e contribuiu para a publicação de vários livros.

A guerra civil na Síria, iniciada em março de 2011, deixou 380 mil mortos, mais de 7,6 milhões de deslocados internos e mais de 5 milhões de refugiados.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: