O Papa Bento XVI afirmou que “apesar de que infelizmente muitos europeus parecem ignorar as raízes cristãs da Europa, estão vivas, e deveriam traçar o caminho e alimentar a esperança de milhões de cidadãos que compartilham os mesmos valores”.

O Santo Padre fez estas reflexões na mensagem que dirigiu ao Cardeal Jean-Louis Tauran e ao Arcebispo Gianfranco Ravasi, respectivamente presidentes dos Pontifícios Conselhos para o Diálogo Inter-religioso e da Cultura, com motivo da Jornada de estudo promovida pelos dicastérios sobre o tema: “Culturas e religiões em diálogo”.

“A Europa contemporânea, que aparece ao terceiro milênio, é fruto de dois milênios de civilização. Fundamenta suas raízes tanto no enorme e antigo patrimônio de Atenas e de Roma, como sobre tudo no fecundo terreno do cristianismo, que se revelou capaz de criar novos patrimônios culturais, recebendo a contribuição original de todas as civilizações”, precisou o Pontífice.

Depois de destacar que no panorama atual “é muito importante refletir sobre as antigas raízes das que fluiu linfa abundante ao longo dos séculos”, Bento XVI convidou aos fiéis a “promover iniciativas de diálogo inter-cultural e inter-religioso para estimular a colaboração sobre temas de interesse recíproco, como a dignidade da pessoa humana, a busca do bem comum, a construção da paz, o desenvolvimento”.

Do mesmo modo, precisou que “para que um diálogo seja autêntico não deve ceder ao relativismo e ao sincretismo e deve estar animado por um respeito sincero a outros e por um espírito de reconciliação e de fraternidade generoso”.

“Animo a quantos se dedicam à construção de uma Europa acolhedora, solidária e cada vez mais fiel às suas raízes, e em particular, exorto aos fiéis a que contribuam não só à custódia do patrimônio cultural e espiritual que os caracteriza e que forma parte de sua história, mas sim a que se comprometam cada vez mais a procurar novos caminhos para confrontar adequadamente os grandes desafios da época pós-moderna”, assinalou.

“Entre estes, limito-me a citar a defesa da vida humana em todas suas etapas, a tutela de todos os direitos da pessoa e da família, a construção de um mundo justo e solidário, o respeito da criação, o diálogo inter-cultural e inter-religioso”, concluiu.

Novo Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos