Um raio caiu sobre a igreja de San Juan Bautista de Camotán, em Chiquimula, na Guatemala, no dia 8 de junho, causando um incêndio que danificou o templo, construído há 295 anos.

Segundo a mídia local, os moradores da cidade viram a igreja em chamas e tentaram evitar que o fogo se alastrasse aos prédios mais próximos.

Os bombeiros voluntários de Chiquimula contaram com o apoio de oito bombeiros da cidade de Copán Ruinas, localizada no país vizinho, Honduras. Após quatro horas de trabalho, o incêndio foi apagado.

O pároco da igreja, padre Edwin Portillo, disse à CRN Noticias que foi informado do incêndio através das ligações de alguns fiéis. Ele lamentou a perda de um “patrimônio colonial, cultural e artístico de Camotán e do povo Chortí”, e afirmou que a Direção do Patrimônio Artístico e Cultural já foi avisada sobre o incêndio.

O jornal Prensa Libre disse que o incêndio foi um golpe duro para Camotán, onde “uma alta porcentagem da população é católica”.

“Muitos vizinhos tentaram salvar as imagens que o templo protegia e que, para os moradores, elas têm um alto valor espiritual. Mas, no momento, não sabem se isso foi possível”, acrescentou.

Um dos moradores disse à CRN Noticias que este incidente “é uma grande perda para os católicos” e lamentou que embora tenha se aproximado “para ver se poderíamos resgatar alguma coisa, tudo estava pegando fogo”.

O padre Portillo animou os fiéis a manter a unidade, apesar da dor causada pelo incêndio na igreja.

“É doloroso, mas não desanimemos. A Igreja está viva e nós somos a Igreja. Estamos aqui para lutar e restaurar”, concluiu.

Confira também: