Um grupo de extremistas muçulmanos vinculados à Al Qaeda desatou o terror em um pequeno povoado costeiro da Quênia desde ontem à noite, assassinando a 48 pessoas por não serem cristãs ou por não falarem seu idioma, e destruindo tudo o que encontraram pela frente.

Associated Press informa que o ataque ao povoado de Mpeketoni começou ontem de noite enquanto os habitantes assistiam pela televisão a Copa do Mundo 2014. Os extremistas ingressaram no povoado disparando e, perguntavam aos habitantes se eram muçulmanos ou não. Se a resposta fosse negativa, matavam-nos, informaram as autoridades locais.

“Chegaram a nossa casa ao redor de 20h e nos perguntaram em swahili se éramos muçulmanos. Meu marido lhes disse que somos cristãos e lhe atiraram na cabeça e no peito”, assinala Anne Gathigi.

Outro residente, John Waweru, explicou que mataram os seus dois irmãos porque os terroristas não gostaram que eles não falassem somali.

“Meu irmão que estava em casa foi assassinado e eu vi isso. Estava vendo da minha janela e claramente os escutei falando com meus irmãos em somali e parece que como meus irmãos não entenderam o que diziam os terroristas, os balearam e continuaram o seu caminho”, relata Waweru.

No Breeze View Hotel, os terroristas tiraram todos os passageiros e obrigaram as mulheres a ver como assassinavam os homens, enquanto lhes diziam que as tropas do Quênia faziam isso na Somália, conforme indicou um policial que preferiu manter-se anônimo porque não estava autorizado a dar detalhes do brutal ataque.

Mpeketoni está a 30 quilômetros ao sudeste do povoado de Lamu e a 100 quilômetros da fronteira com a Somália. A distância entre o povoado e a capital Nairóbi é de 600 quilômetros.