Na Polônia, cerca de mil conventos católicos estão prestando ajuda aos refugiados ucranianos que fogem da invasão russa.

O Conselho de Superiores Maiores de Congregações de Religiosas da Polônia informou em 15 de março que “em 924 conventos na Polônia e 98 na Ucrânia, as irmãs estão prestando ajuda espiritual, psicológica, médica e material”.

Estima-se que desde o início da guerra as cerca de 150 congregações religiosas que servem na Polônia e na Ucrânia ajudaram quase 18 mil pessoas.

Arquivo privado.

Até agora, informa o Conselho, foram organizados abrigos em 498 conventos na Polônia e 76 na Ucrânia, onde foram abrigados 3.060 crianças, 2.420 famílias e cerca de 2.950 adultos.

Em 64 instituições há 600 vagas para órfãos e em 420 instituições há quase três mil vagas para mães com filhos. Os idosos e deficientes também podem encontrar abrigo.

A Polônia, um país de 38 milhões de pessoas que faz fronteira com o enclave russo de Kalinigrado, ao norte, e com a Ucrânia, a leste, já abrigava cerca de dois milhões de trabalhadores ucranianos antes da guerra.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) informou que, desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro até 14 de março, quase 1,8 milhão de pessoas fugiram da Ucrânia para a Polônia.

Arquivo privado.

Segundo o Conselho das Superioras Maiores das Congregações Religiosas, desde o início da guerra, as irmãs participam da preparação e distribuição de refeições quentes, alimentos, produtos sanitários, roupas e cobertores.

As freiras também ajudam a tirar pessoas dos locais afetados pela guerra, medeiam a busca de trabalho na Polônia, criam vagas de empregos adicionais em seus centros, coordenam a assistência a refugiados em centros de ajuda, ajudam crianças ucranianas a ingressar em escolas polonesas, atuam como tradutoras da língua ucraniana e organizam aulas para crianças e mães da Ucrânia.

Na Polônia, as comunidades religiosas arrecadam constantemente alimentos e produtos de higiene que são enviados para a Ucrânia, entregues a refugiados ou a casas administradas por congregações onde as vítimas da guerra recebem ajuda. As congregações também fazem doações financeiras e enviam fundos por meio de suas fundações.

Atualmente, há mais de 332 irmãs de congregações religiosas polonesas na Ucrânia.

Os dados apresentados foram recolhidos até 14 de março de 2022 pelo Conselho dos Superiores Maiores das Congregações de Religiosas da Polônia.

Confira também:

 

Mais em