Antonia Salzano, mãe do Beato Carlo Acutis, recordou alguns pensamentos sobre o “combate espiritual” que o “ciberapóstolo da Eucaristia” vivia e que poderiam ajudar a avançar rumo à santidade neste tempo da Quaresma.

Em uma videomensagem gravada recentemente em uma rua de Roma, Salzano explicou que a Quaresma é um tempo de "crescimento em todos os sentidos" e seu filho, Carlo Acutis, empreendia "seriamente" um "combate espiritual" nestes dias.

O jovem beato disse que a alma, representada por um globo, não pode se elevar se tiver um defeito atado a ela, algo que representava com uma pedra. “Devemos nos defender, devemos nos desprender desses laços que nos ancoram. São obstáculos no nosso caminho de perfeição”, afirmou Salzano.

“Isso requer um compromisso” que permita “abrir as portas a Cristo” e “estar em comunhão com Ele que já nesta terra nos faz pensar no Paraíso”, acrescentou.

Antonia Salzano recordou que “nossa vida é o campo de batalha onde podemos obter a glória do Paraíso” e, por isso, “não se deve perder tempo”. Como dizia seu filho: “cada minuto que passa é um minuto a menos que temos para nos santificar”.

Nesse sentido, “o combate deve ser travado porque recebemos o batismo que nos tirou o pecado original, mas infelizmente não tirou a ferida do pecado”.

O Senhor permitiu que essa ferida seja curada completamente "através de nossos atos virtuosos", refletiu. Por isso, Salzano incentivou a colocar em prática "as virtudes de forma heroica", "uma atitude estável da vontade ao bem, tendo uma luta constante" com os defeitos, com as sombras que "devem ser dissipadas".

“Se eu me comporto bem e me esforço para alcançar as virtudes, isso já significa viver” nesta “dimensão de afinidade com Cristo” que mais tarde “abre as portas espirituais que de outra forma não conseguiríamos”, afirmou. “É importante esforçar-se realmente. Esforce-se em tudo", ressaltou.

A mãe do Beato encorajou a viver a Quaresma “realmente com compromisso” através da oração, da liturgia das horas, da Sagrada Escritura, da recitação do Terço, da Adoração Eucarística, da Santa Missa, entre outros atos.

Em sua opinião, “há pecados que só podem ser combatidos através do jejum”. Nesse sentido, “a conversão, como dizia Carlo, não é um processo de soma, mas de subtração. Menos de mim para deixar espaço para Deus”, ou seja, “não me coloco no centro, não coloco os meus prazeres, nem os meus desejos, mas coloco Cristo lá”.

Carlo Acutis dizia “não eu, mas Deus”, ao contrário do que a sociedade pensa hoje: “não Deus, mas eu”.

Antonia Salzano incentivou a viver nesta Quaresma “pequenas renúncias, se possível sacrifícios, pequenas ofertas à Virgem Maria” para ter “um combate a sério, como Jesus quando foi tentado pelo demônio, para depois nos prepararmos para a Páscoa”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.

Confira também: