Em uma intensa final da Liga BBVA MX, a Primeira Divisão de Futebol do México, o Clube de Futebol Monterrey Rayados venceu o campeonato;mas que relação o Santo Terço tem com essa vitória esportiva?

Durante as partidas que o levaram à vitória final de 29 de dezembro contra o Clube América, na Cidade do México, o diretor técnico dos "Rayados", o argentino Antonio Mohamed, conhecido como "o turco", sempre colocava um terço em um banco da área técnica.

Pe. David Jasso, que antes de exercer o ministério sacerdotal foi diretor do Clube de Futebol Monterrey Rayados, explicou a ACI Prensa – agência em espanhol do Grupo ACI –, que o “Terço é especial para Mohamed, dado que é uma lembrança de seu filho, Farid, que faleceu em um acidente de carro na Alemanha em 2006, aos 9 anos”.

“Sofreram este acidente e Antonio Mohamed já havia feito essa promessa a seu filho, que voltando a dirigir o Rayados, seria campeão. E esse Terço foi muito significativo para ele e para o seu filho, sobretudo neste momento do acidente, no atendimento médico e em seu falecimento”, assinalou.

"E ele disse que sempre colocaria o Terço no banco, porque seu filho sempre o acompanha", acrescentou.

Para Pe. Jasso, "isso incentivou o 'Turco' a dar tudo, não apenas como treinador, mas como pessoa. E conectar o campo com a arquibancada, que isso é muito difícil de conseguir no futebol”.

Após a partida de futebol, em breves declarações à Fox Sports, Mohamed assinalou que no céu estavam comemorando "minha mãe, meu pai, meu filho, todos juntos. Devem estar fazendo um banquete lá em cima de felicidade”.

Após a vitória dos Rayados na noite de 29 de dezembro, o Arcebispo de Monterrey e presidente da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), Dom Rogelio Cabrera López, expressou sua saudação e pediu que “Deus abençoe o time de futebol dos Rayados de Monterrey e a todos os torcedores pela vitória obtida”.

"Agradeço ao Senhor pela alegria que eles deram à nossa comunidade", disse.

O Bispo Auxiliar de Monterrey e secretário da CEM, Dom Alfonso Miranda Guardiola, também felicitou o time de futebol, assim como “a todos os torcedores”, ao mesmo tempo em que agradeceu pela “alegria que transborda nesta bela cidade de Monterrey”.

Pe. David Jasso explicou à ACI Prensa que a relação entre futebol e fé no México "é muito estreita" e enfatizou que isso, como outros esportes no país, "tem muito simbolismo".

"De fato, na linguagem comum se fala de ‘templo’ quando se fala do estádio, os torcedores são chamados de fiéis, fala-se de deuses do estádio, como se houvesse toda uma espiritualidade e uma mística em torno ao próprio esporte”, disse.

No entanto, disse que há casos concretos de uma grande experiência de fé, como “Aldo de Nigris, que agora faz parte da equipe técnica dos Rayados e é muito devoto de Maria Sempre Virgem, sempre com uma vela, com uma imagem. Sua família fazendo oração”.

Também lembrou que, certa vez, os jogadores colocavam na zona de treinamento "uma cruz com esta faixa com a qual cuidam dos tornozelos".

Mais em

“E agora vimos Mohamed com muita devoção à Virgem Maria e amor a Deus. Como também o próprio Rogelio Funes Mori também eleva os braços em sinal de gratidão e de oferecimento a Deus”, destacou.

Para Pe. Jasso, “além do sincretismo, da cabala, como é chamada, existe uma fé simples das pessoas, das famílias, que, assim como você ou eu oferecemos o trabalho diário, eles também oferecem esse trabalho que também dá muitas alegrias para muitas pessoas”.

No mesmo dia 29 de dezembro pela manhã, Antonio Mohamed compareceu à Basílica de Guadalupe, na Cidade do México, para um momento de oração.

Pe. Jasso enfatizou que “o futebol é um fenômeno social que move o mundo, a nossa cidade, o país. E, sem dúvida, em um país de tantas dificuldades, com violência, com dívidas, com situações difíceis e desafios, uma alegria como essa faz com que, embora os problemas não terminem, sejam vistos de forma diferente, e que a ansiedade encontre um caminho de libertação e que possamos compartilhar a alegria".

Confira também: