A fim de fazer frente à “difícil realidade de abusos sexuais de crianças e adolescentes” tanto em instituições religiosas como na sociedade em geral, um grupo de católicos e psicólogos, em Petrópolis (RJ), desenvolveu uma iniciativa que promove a capacitação para prevenção de abuso sexual e construção de ambientes seguros.

Trata-se de um projeto realizado pela associação ‘Reconciliatio – Psicologia integral’, a qual nasceu da espiritualidade da Família Sodálite.

Membro desta equipe, a psicóloga Clara Matuque explicou à ACI Digital que o objetivo deste trabalho “consiste em sensibilizar, formar e promover a prevenção do abuso sexual e a criação e gestão de ambientes seguros para crianças, adolescentes e adultos vulneráveis, buscando a construção de uma cultura de prevenção de abusos, e ajudar no caminho de reparação dos danos sofridos pelas vítimas”.

“A iniciativa é composta de duas frentes, a primeira é uma capacitação e assessoria a organizações da Igreja e da sociedade sobre prevenção de abuso sexual e construção de ambientes seguros, e segunda trata-se de uma palestra sobre o mesmo tema”, descreveu.

A equipe que compõe esta iniciativa é formada por seis membros, "todos psicólogos e mestres em psicologia", e contam com a "certificação internacional do Instituto de Protección a Menores de Costa Rica".

De acordo com Clara Matuque, o projeto começou a ser desenvolvido após a participação da Capacitação de Prevenção de Abusos de Menores, organizado pela Fundación Solidaria e Opciones Heroicas, no ano de 2017, no Equador, o qual contou com o apoio do Programa ‘Trust’ dirigido pela Dra. Monica Applewhite.

Logo após, explicou Matuque, “diante das várias notícias sobre abuso sexual na igreja e na sociedade civil, também ocorridas no Brasil, nosso grupo de psicólogos do projeto Reconciliatio – Psicologia Integral quis se aprofundar mais ainda neste fenômeno cruel dos abusos sexuais contra crianças e adolescentes”.

“Foi assim que continuamos nossos estudos e intenção de trabalhar na promoção de ambientes seguros para crianças e adolescentes tendo em vista a prevenção de abusos sexuais, através da capacitação e assessoria a organizações da Igreja e da sociedade civil”, indicou.

Além disso, a psicóloga assinalou que os membros da equipe se sentiram “confirmados neste caminho” depois do encontro sobre a proteção de menores na Igreja, realizado entre os dias 21 e 24 de fevereiro, no Vaticano, “no qual o Papa manifestou a intenção de favorecer a nomeação de pessoas competentes que ajudem as conferências episcopais e dioceses que estejam com dificuldades para enfrentar os problemas e realizar iniciativas para a proteção de menores”, conforme informado durante a coletiva de imprensa ao final do encontro.

Neste sentido, essa iniciativa de Reconciliatio tem como público-alvo “dioceses, paróquias, comunidades católicas, instituições educativas e organizações sociais”. “Pretendemos auxiliar no caminho de reparação dos danos sofridos pelas vítimas e gerar compromisso na construção de uma cultura de valores por meio do conhecimento e a vivência das virtudes morais”, descreveu a psicóloga.

Para tal, pontuou, “trabalhamos conceitos e definições sobre abuso sexual e a vivência das virtudes, o que já pode ser considerado uma via de prevenção, contribuindo para a construção de uma cultura de valores. Também realizamos exercícios e atividades vivenciais, para auxiliar na identificação de formas de abuso sexual e elaborar protocolos para a construção de ambientes seguros dentro das instituições”.

Conforme explicou Clara Matuque, “o abuso sexual pode ser considerado uma questão de saúde pública, devido a sua grande incidência e às consequências que podem causar na vítima, e muitas vezes o silêncio pode fortalecer a ação do agressor”.

“Por isso – concluiu – é tão importante que tenha um alcance grande para que todos possam compreender o que é o abuso sexual e aprendam ferramentas para se proteger deste mal”.

Para mais informações sobre este projeto, é possível acessar a página de Facebook de Reconciliatio (www.facebook.com/ReconciliatioPsi) ou entrar em contato pelo e-mail: reconciliatiopsi@gmail.com

Confira também: