O Encerramento das Celebrações do Centenário das Aparições de Nossa Senhora de Fátima contará com a tradicional programação litúrgica da Peregrinação Aniversária de Outubro, mas também terá uma agenda cultural marcada por projeção multimídia e concerto.

O Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, presidirá a Peregrinação Aniversária de Outubro, que integrará o Encerramento das Celebrações do Centenário, nos dias 12 e 13 de outubro.

Esta data festiva recorda a última aparição da Virgem aos três pastorinhos – a Irmã Lúcia e os Santos Jacinta e Francisco Marto – em 13 de outubro de 1917, quando ocorreu o chamado Milagre do Sol.

Para a comemoração desta data, haverá a programação litúrgica com Missas, procissões, vigília e recitação do Santo Rosário, e também a parte cultural com a projeção multimídia “Fátima-Tempo de Luz” e o concerto realizado pela Orquestra e pelo Coro Gulbenkian.

A projeção multimídia “Fátima-Tempo de Luz” acontecerá na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima nas noites de 12, 13 e 14 de outubro.

A produção da empresa espanhola Acciona Producciones y Design combina mapeamento de projeção, efeitos de iluminação e trilha sonora. Para isso, a fachada da Basílica, com 140 metros de largura e 58 metros de altura, se transformará em uma grande tela de projeção de 3100 metros quadrados.

A história, segundo o Santuário, “tem como objetivo o despertar da luz de Fátima no coração de cada crente, aproximando-o do coração de Deus”.

Nesse sentido, sublinha, “a fachada da Basílica adquirirá uma luz especial para recordar a evolução deste lugar nos últimos cem anos, reconstruindo os mais importantes marcos históricos e espirituais relacionados à aparição da Virgem Maria na Cova da Iria”.

A projeção é composta por sete cenas: “O reflexo da luz de Deus”; “O Coração de Maria, imaculado e triunfante, conduz até Deus”; “A Igreja canta a Mensagem de Fátima”; “Os caminhos dos peregrinos”; “Em Fátima ouvimos uma mensagem de paz para o mundo”; “Em Fátima celebramos o Deus que está próximo do ser humano” e “Em Fátima iluminamos o nosso coração”.

A estreia da projeção multimídia será na quinta-feira, 12 de outubro, após a Procissão do Silêncio, depois da meia-noite. Haverá exibições também nos dias 13 e 14, às 22h30, após a Procissão das Velas.

Além disso, no dia 13 de outubro, depois das celebrações litúrgicas, o Santuário promoverá a Sessão Solene de Encerramento das Celebrações do Centenário das Aparições, a partir das 18h30, na Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

O evento será transmitido em telões para todos os peregrinos espalhados pelo recinto de Oração.

A sessão contará com a presença do presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, do Bispo da Diocese de Leiria- Fátima, Dom António Marto, e inúmeros convidados. Integrará o concerto realizado pela Orquestra e pelo Coro Gulbenkian, dirigidos por Joana Carneiro e com a participação da soprano Elisabete Matos.

Durante o concerto, entre outras, serão apresentadas as duas obras encomendadas aos compositores James MacMillan e Eurico Carrapatoso, The Sun Danced e Salve Regina, respectivamente.

Por questões de ordem logística o Santuário de Fátima informou que a partir das 9h do dia 12 de outubro e durante todo o dia 13, a Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima estará fechada, ficando impossibilitada a habitual visita aos túmulos dos pastorinhos. Nesse dia também não será feita a recitação do Rosário, às 18h30, na Capelinha das Aparições.

Para ver a programação completa do Encerramento do Centenário das Aparições de Fátima, pode acessar o site do Santuário.

Confira também: