A sala de imprensa da Santa Sé divulgou neste sábado (28) o programa oficial da viagem do papa Francisco à República Democrática do Congo e ao Sudão do Sul, que acontecerá entre os dias 2 e 7 de julho.

Chegada em 2 de julho

Nesta 37ª visita apostólica, Francisco partirá às 9h30 (4h30, horário de Brasília) do aeroporto de Roma Fiumicino para Kinshasa, capital do Congo.

Francisco deverá chegar no Aeroporto Internacional "Ndjili" após um voo de seis horas e meia

Após a tradicional cerimônia de boas-vindas no Palais de la Nation, fará uma visita de cortesia ao presidente Félix Tshisekedi na Sala Presidencial e terá um encontro com o corpo diplomático no jardim do Palácio.

O primeiro dia terminará com um encontro privado do papa com os jesuítas locais na Nunciatura Apostólica.

No dia seguinte, domingo, 3 de julho, o papa celebrará sua primeira missa às 8h (4h no horário de Brasília) no aeroporto de Ndolo, em Kinshasa, e depois rezará o Ângelus.

À tarde, às 18h (14h no horário de Brasília), o papa Francisco se reunirá com bispos, padres, religiosos e seminaristas na catedral Notre Dame du Congo.

Na segunda-feira, 4 de julho, o papa Francisco viajará para Kivu do Norte, uma província no extremo leste do país, onde o embaixador italiano Luca Attanasio foi morto na cidade de Kibumba em 22 de fevereiro de 2021.

Visita às vítimas de Beni

O papa Francisco celebrará uma missa às 12h (7h no horário de Brasília) no campo de Kibumba e à tarde, às 17h (12h no horário de Brasília), se reunirá com as vítimas da violência em Beni, a segunda maior cidade do Kivu do Norte afetada pela epidemia de Ebola, desastres naturais e inúmeros conflitos que geraram sequestros, saques e execuções pelo exército.

O papa Francisco vai ouvir as vítimas destas tragédias no Centro de Acolhimento da Diocese de Goma até as 18h30 (13h30, no horário de Brasília), quando irá para o aeroporto para volta a Kinshasa.

Chegada ao Sudão do Sul

Na terça-feira, 5 de julho, o papa Francisco viajará para o Sudão do Sul. Ainda antes de chegar à capital, Juba, ele se reunirá com um grupo de jovens e catequistas no Estádio dos Mártires.

Uma vez em Juba, irá ao Palácio Presidencial para uma visita de cortesia ao presidente Salva Kiir Mayardi e depois vai se encontrar com os vice-presidentes do Sudão do Sul e no jardim do Palácio Presidencial com as autoridades e o corpo diplomático, onde vai fazer um discurso.

Na manhã de quarta-feira, 6 de julho, às 8h45 (3h45 no horário de Brasília), Francisco visitará os deslocados “Campo para Deslocados Internos” de Juba.

Mais tarde, às 11h30 (6h30 no horário de Brasília), ele se reunirá em particular com os jesuítas do Sudão do Sul na Nunciatura Apostólica.

Depois de um descanso e já pela tarde, Francisco se reunirá às 17h (12h no horário de Brasília) com bispos, padres e religiosos na catedral de Santa Teresa.

Às 18h30 (13h30 no horário de Brasília) vai rezar a oração ecumênica no Mausoléu "John Garang", um monumento dedicado ao líder do Exército Popular de Libertação do Povo Sudanês e primeiro vice-presidente do Sudão após os acordos de paz.

Volta a Roma

Mais em

O papa Francisco voltará a este mausoléu no dia seguinte, 7 de julho, para celebrar a última missa da viagem às 8h (3h no horário de Brasília).

Às 10h45 (5h45 no horário de Brasília), o papa Francisco vai ao aeroporto para a cerimônia de despedida. A partida para Roma está prevista para as 11h15 (6h15 no horário de Brasília), com aterrissagem em Fiumicino às 18h05 (13h05, no horário de Brasília).

Confira também: