Após a profanação da Eucaristia e o roubo de diversos objetos de valor na capela de um convento de religiosas no Malawi (África), o Bispo de Mangochi, Dom Montfort Stima, lançou uma novena de oração que terá início no dia 14 de setembro.

Segundo um comunicado da diocese, a profanação e o roubo ocorreram no dia 30 de agosto na capela do convento da paróquia de Kankao onde atuam as Irmãs Poverelle, congregação que está no sul do país desde 1983.

O Prelado disse que escreveu a declaração “com o coração partido e com a esperança de que o Senhor não nos deixe sozinhos. Ele está sempre conosco”.

Dom Stima explicou que o objetivo da novena é “pedir perdão ao Senhor Jesus Cristo pelo furto e rezar para que os responsáveis ​​sejam encontrados e que a justiça flua como um rio”.

Os vândalos entraram na capela depois de neutralizar os seguranças, que não os impediram de abrir "o tabernáculo de onde retiraram o Santíssimo Sacramento que estava em sua custódia e as hóstias consagradas", explicou o Bispo no dia 6 de setembro.

“Não sabemos o que estão fazendo com nosso Senhor ou onde o deixaram. Isso é muito frustrante e assustador, especialmente devido à nossa fé na Eucaristia”, acrescentou.

O Bispo indicou que os desconhecidos também levaram “dinheiro, computadores, carteiras e telefones”.

Diante do ocorrido, o Bispo de Mangochi pediu aos fiéis que participem da novena de oração que começará no dia 14 de setembro, enquanto os membros do clero e religiosos começaram no dia 7.

“Nunca se cansem de rezar até que os criminosos sejam encontrados”, ressaltou o Prelado.

Publicado originalmente em ACI África.. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: