Na sexta-feira, 16 de agosto, uma pessoa não identificada entrou na Catedral de Santo Inácio de Velasco, localizada no departamento de Santa Cruz, leste da Bolívia, profanando e destruindo várias imagens sagradas.

Em um vídeo publicado no Facebook, um fiel percorreu o templo mostrando todos os danos causados em seu interior.

O sujeito derrubou bancos, castiçais, quebrou as janelas, danificou uma imagem do corpo de Jesus que é levada todos os anos em procissão durante a Semana Santa, derrubou a imagem da Virgem Dolorosa, subiu ao altar principal e destruiu a imagem de Cristo crucificado, removeu as roupas da imagem de Santo Antônio de Pádua, entre outros danos.

“Esta tarde, muito tristemente para os católicos, nossa catedral foi destruída. Quando a polícia chegou, ele se entregou e o levaram. O que aconteceu é muito triste e lamentável”, disse o cacique do conselho indígena de Santo Inácio de Velasco, Vicente Chuvé.

Chuvé contou que, junto com seus trabalhadores, por volta das 18h (hora local), escutou ruídos no templo, em seguida, tentou entrar, mas o homem bloqueou todos os acessos.

A Diocese suspendeu a Missa que seria celebrada no dia 16 de agosto à noite. O desconhecido, que se entregou voluntariamente, já está sob custódia da polícia.

A Catedral de Santo Inácio de Velasco é a sede da Diocese de Santo Inácio de Velasco, criada como vicariato apostólico em 1930 e depois elevada ao seu status atual em 1994.

Confira também: