Mais de 700 pessoas se reuniram em Glasgow, Escócia, para participar da procissão anual de tochas em memória das milhões de vidas perdidas pelo aborto no Reino Unido desde a aprovação da Lei do Aborto de 1967.

 

A procissão das tochas é uma vigília pacífica organizada todos os anos em outubro pelo grupo pró-vida Sociedade para a Proteção de Nascituros (SPUC, sigla em inglês) e recorda o aniversário da legislação que introduziu o aborto na Inglaterra, Escócia e País de Gales.

Os participantes se reuniram na noite de 28 de outubro em George Square e rezaram o terço sob a orientação do padre Ryan Black, do clero da diocese escocesa de Paisley. A procissão à luz de velas percorreu o centro da cidade até a catedral de Santo André, onde foi celebrada uma missa.

Nos 54 anos desde que o aborto foi legalizado, 9.789.238 bebês foram assassinados.

Um número recorde de abortos ocorreu na Inglaterra e no País de Gales em 2020, segundo estatísticas divulgadas em junho de 2021. Os números mostram que houve 210.860 abortos, o maior número desde que a lei foi introduzida.

Michael Robinson, diretor-executivo de relações públicas e serviços jurídicos da SPUC, disse que os números são "um ultraje nacional".

“No 54º aniversário da legalização do aborto, foi muito encorajador ver uma participação tão grande em nossa noite de comemoração. O movimento pró-vida não perderá as esperanças. Juntos, seremos uma voz para os que não têm voz e continuaremos trabalhando até que se restaure uma cultura de vida”, acrescentou.

Charlie McCluskey, organizador da procissão em Glasgow, comentou que a procissão deste ano foi um sucesso e que é provavelmente “a mais movimentada da história do evento”.

Confira também: