Em suas primeiras palavras ao mundo, o Papa Francisco, pediu aos fiéis católicos de Roma e com eles aos de todo o mundo, que rezem a Deus por ele agora que inicia seu ministério petrino.

Ante uma Praça de São Pedro lotada, o Santo Padre disse: "Irmãos e irmãs, boa noite. Vocês sabem que o dever do Conclave é dar um bispo a Roma. Parece que meus irmãos cardeais foram buscá-lo no fim do mundo".

O Pontífice pediu logo a todos "fazer uma oração pelo nosso bispo emérito, Bento XVI. Rezemos todos juntos por ele para que o Senhor o abençoe e Nossa Senhora o guarde".

"Começamos este caminho, bispo e povo, esse caminho da Igreja de Roma, que é aquela que preside na caridade com todas as Igrejas. Um caminho de fraternidade, de amor e de confiança entre nós. Rezemos sempre por nós, uns pelos outros. Rezemos por todo o mundo, para que seja uma grande fraternidade".

O Papa assinalou logo que "desejo que este caminho de Igreja que hoje começamos – me ajudará o meu cardeal vigário aqui presente – seja frutuoso para a evangelização dessa sempre bela cidade".

"Gostaria de dar-lhes a benção, mas antes peço um favor. Antes que o bispo abençoe o povo, eu peço para que Deus abençoe o seu Bispo. Façamos em silêncio esta oração de vocês por mim", assegurou.