O Papa nomeou o Cardeal Francisco Gregorio Rosa Chávez, Bispo Auxiliar de San Salvador (El Salvador) como seu enviado especial para o encerramento das comemorações dos 525 anos da primeira Missa celebrada na América.

O Purpurado salvadorenho estará na cidade de Isabela, na Diocese de Puerto Plata, na República Dominicana, em 5 de janeiro de 2019.

A primeira Missa na América foi celebrada em 6 de janeiro de 1494, Solenidade da Epifania do Senhor, por Pe. Bernardo Boyl e concelebrada por outros doze sacerdotes que chegaram junto com Cristóvão Colombo em sua segunda viagem.

Esta semente plantada pelo Padre Boyl e seus companheiros “deu início a uma grande colheita de cristãos, que hoje em dia representam mais da metade no mundo. A partir deste povoado da República Dominicana, Deus Pai continua se manifestando”, assinalou em julho a Arquidiocese de Santo Domingo através de um comunicado.

No ano de 1500, a cidade La Isabela teve que ser abandonada devido aos furacões. Sobre as ruínas da primeira igreja do Novo Mundo se construiu o Templo das Américas e ali se conserva uma imagem de Nossa Senhora de Monserrat, que foi trazida pelos conquistadores.

Confira também: