Neisi Dajomes, a primeira mulher equatoriana a ganhar uma medalha de ouro nas Olimpíadas, afirmou que “esta medalha é graças a Deus”. Os bispos equatorianos parabenizaram a jovem através do Twitter por sua vitória: “Obrigado por nos contagiar com seu entusiasmo e alegria!  Deus te abençoe!”.

Neisi, de 23 anos, venceu a competição de levantamento de peso na categoria feminina até 76kg, nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020.

Em declarações diulgadas pelo Comitê Olímpico Equatoriano, Neisi disse: "passei momentos duros, perdi minha mãe e recentemente meu irmão Javier Palacios. Eu estou aqui por causa dele e todas as minhas conquistas são dedicadas à sua memória".

Essa é a terceira medalha de ouro para o Equador na história dos Jogos Olímpicos. No sábado, dia 24, o equatoriano Richard Carapaz conquistou a medalha de ouro no ciclismo de estrada. Nos jogos de Atlanta, em 1996, Jefferson Pérez obteve a medalha de ouro na marcha atlética.

Em declarações ao jornal equatoriano El Comercio, Neisi disse que a perda da sua mãe e do seu irmão "foram provas que Deus me colocou para eu chegar até aqui".

Durante a cerimônia de premiação, Neise mostrou as palavras "mãe e irmão" escritas na palma da sua mão.

Confira também: