O Presidente da Polônia, Aleksander Kwasniewski, convidou oficialmente hoje o Papa Bento XVI a visitar a Polônia, a terra natal do recordado e querido João Paulo II.

O mandatário manifestou sentir-se muito satisfeito pelos vínculos existentes entre o novo Papa e Polônia, "que estou seguro serão cultivados, reforçados e ampliados".

"Abrigo a esperança de que a visita a Polônia será uma das primeiras peregrinações realizadas por Sua Santidade", destacou o mandatário e acrescentou que "o amor e a bondade que em sua condição de pastor da Igreja universal, Bento XVI dará ao mundo, são, em nossos tempos desgarrados pelo terrorismo e conflitos, valores particularmente desejados".

"Durante os numerosos encontros que tive com João Paulo II no Vaticano e na Polônia, tive a ocasião de conhecer cardeal Joseph Ratzinger e sempre tive a impressão de que se trata de uma pessoa muito direta, sincera e cordial", indicou o mandatário.

"Todas essas virtudes as confirmou o Cardeal Ratzinger na homilia que pronunciou durante o enterro de João Paulo II, comovedora por sua simplicidade e o respeito que refletia pelo Papa falecido", comentou Kwasniewski.

"A eleição do Cardeal Ratzinger como novo Papa é a confirmação do desejo da Igreja de continuar a obra de seus grandes Papas dos últimos decênios, de manter a preocupação pela paz no mundo, a justiça e a reconciliação, assim como pela unidade da Europa".