O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, reiterou seu compromisso de “não abrir a porta” ao aborto, à eutanásia e à ideologia de gênero na reforma constitucional elaborada pelo seu governo.

Em uma publicação no Facebook em 26 de setembro, Bukele garantiu que, no que dependa da sua administração, não serão propostas alterações constitucionais que “poderiam deixar a porta aberta para que, no futuro, possam ser aprovados, através de novas leis, o aborto, o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a eutanásia”.

Além disso, anunciou que retirará da sua proposta de reforma constitucional uma série de artigos que esconderiam a ideologia de gênero, ameaças contra a liberdade religiosa e restrições ao direito dos pais a escolher a educação de seus filhos.

“Com isso serão preservados intactos todos os artigos atuais que tenham a ver com a família, o direito à vida, à liberdade religiosa e à educação de nossos filhos”, disse o presidente de El Salvador.

O pronunciamento de Bukele foi feito no contexto de uma crescente pressão de organizações defensoras da vida e da família contra as reformas, desenvolvidas por uma equipe liderada pelo vice-presidente de El Salvador, Félix Ulloa.

Em 14 de setembro, 90 organizações pró-vida e defensoras da família enviaram uma carta a Bukele exigindo a retirada dos artigos controversos do seu projeto de reforma constitucional.

Mais de 26 mil pessoas assinaram uma campanha lançada através da plataforma internacional CitizenGO, rejeitando a “reforma constitucional ideológica”.

Em declarações à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, Julia Regina de Cardeal, presidente da Fundação Sim à Vida de El Salvador, disse que o comunicado de Bukele no Facebook “surpreendeu” os defensores da vida e da família no país.

Para a líder pró-vida, a mensagem do presidente de El Salvador “nos dá esperança de que esses direitos humanos, nossa identidade cultural, a vontade da imensa maioria de salvadorenhos e a soberania nacional sejam protegidos diante da pressão internacional sobre estes temas”.

Confira também: