Diante dos diversos desafios atuais nas ciências biomédicas, sociais, educativas e jurídicas, o Instituto da Bioética e a Faculdade de Medicina da Universidade Católica Santo Toribio de Mogrovejo (USAT) anunciou a realização do II Congresso Internacional da Bioética que será realizado na cidade de Chiclayo (Peru).

Sob o título "Desenvolvimento Científico e Marco Jurídico ao Serviço da Pessoa Humana", o congresso que será realizado entre os dias 16, 17 e 18 de novembro, tratará temas como "Quando os novos direitos se opõem aos direitos fundamentais", "Liberdade e responsabilidade sexual", "Fecundidade na infertilidade", "O aborto e a síndrome pós-aborto", "Ética ambiental e desenvolvimento sustentável".

O reitor e diretor do Instituto de Bioética da USAT, Dr. Hugo Calienes Bedoya, assinalou que "a reflexão da bioética permite assentar as bases para a formação de profissionais conscientes e virtuosos, capazes de confrontar as decisões que deverá ser tomada com responsabilidade".

"No Peru esta disciplina é jovem e tendo em conta o grande avanço da ciência e da tecnologia, é importante ressaltar que a ciência deve estar sempre ao serviço da pessoa humana, revalorizando assim a dignidade de todo ser humano desde sua concepção até sua morte natural", indicou.

Entre os expositores se encontra o Presidente da Pontifícia Academia para a Vida; Dom. Ignacio Carrasco da Paula, a Dra María Luisa Dava Pietro, do Pontifício Instituto de Roma; a Dra., Marta Albert Márquez, da Universidade Rei Juan Carlos em Madrid (Espanha) e o Dr. José López Guzmán da Universidade da Navarra.

Além disso, também participarão o Dr. Piero Tozzi, da Alliance Defence Fund dos EUA; o Dr. Pedro Sarmiento da Universidade La Savana na Colômbia; o Dr. Edgar Tejada, Membro da Pontifícia Academia para a Vida e o Dr. Paul Ramos, da Universidade Peruana Cayetano Heredia.