O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, dom Américo Aguiar, teve uma audiência com o papa Francisco no Vaticano, ontem (29). Foi o terceiro encontro de dom Aguiar com o papa para falar sobre a Jornada Mundial da Juventude que acontecerá na capital portuguesa, de 1º a 6 de agosto de 2023.

“Estas audiências permitem, por um lado, que o papa tenha conhecimento direto do ponto de situação, o que é o nosso objetivo, bem como para ir redesenhando algumas decisões, para mais perto do que é o sentir e o desejo de Francisco”, disse à agência Ecclesia, da Conferência  Episcopal Portuguesa, o também bispo auxiliar de Lisboa.

Segundo dom Aguiar, as audiências com o papa servem “para partilhar o caminho feito” e para “ver, digamos assim, a sua sensibilidade, o que o seu coração diz em relação a assuntos e tarefas que temos a desenvolver”.

O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 falou sobre o desafio de apresentar uma jornada “diferente”, respondendo às indicações do papa. “Porque a jornada não tem de ser, obrigatoriamente, uma fotocópia das edições anteriores”, disse.

Para dom Aguiar, “mantendo a estrutura das edições anteriores, a identidade de cada JMJ”, é possível dar uma “marca” específica para a edição de 2023 em Lisboa, seguindo o “sentir do papa Francisco em relação aos jovens”.

“Estes encontros são muito importantes, para irmos redirecionando o caminho”, concluiu.

Confira também: