O cardeal Gualtiero Bassetti, arcebispo de Perugia e presidente da Conferência Episcopal Italiana (CEI), recuperou-se pela segunda vez da covid-19 após ser diagnosticado em no dia do Natal.

O cardeal italiano ficou internado de 31 de outubro a 3 de dezembro de 2020, incluindo alguns dias na UTI.

Em nota, a CEI, informou em 25 de dezembro que o cardeal Bassetti estava doente de novoe ficaria e isolamento em casa.

Na carta publicada no dia de Natal, o arcebispo disse que renova “o convite que faço a mim mesmo a não ceder ao desânimo. Ao Senhor que vem, confio todos os doentes e todos os que são marcados pelo sofrimento”.

A Conferência Episcopal Italiana informou na tarde de 3 de janeiro que o cardeal Gualtiero Bassetti teve resultado negativo para covid-19.

Referindo-se ao aumento dos casos positivos de covid-19, o cardeal disse que “é sem dúvida uma grande provação para todos”, por isso renovou o seu convite “a aderir à campanha de vacinação com sentido de responsabilidade, porque juntos, unidos, podemos construir horizontes de esperança".

Em uma mensagem que compartilhou em dezembro de 2020, o cardeal disse que “Senti o calor, o cansaço de respirar, a luta do meu corpo para eliminar a infecção. Foram momentos difíceis para mim e são difíceis para todos aqueles que estão em uma condição de sofrimento e que têm a própria vida ameaçada”.

Ao mesmo tempo, afirmou então que “posso testemunhar que também senti a companhia de alguns anjos que me fizeram lembrar aqueles que estiveram com Jesus: são, principalmente, os profissionais de saúde, dos médicos aos enfermeiros, que cuidaram de mim em Perugia e depois em Roma”.

Posteriormente, em sua mensagem de 3 de janeiro de 2022, o cardeal Bassetti disse que reza "por todos aqueles que, oprimidos pelas dificuldades e pelo sofrimento, têm dificuldade em olhar para o novo ano com confiança".

“Penso, em primeiro lugar, nos jovens que viveram com grande dificuldade este período; em todas essas famílias que lutam todos os dias para sobreviver e que agora se veem afetadas pelos custos de energia e calefação difíceis de assumir. Por fim, um pensamento especial para os doentes, os idosos e os que vivem sozinhos; para os que se encontram em estado de abandono, as pessoas desabrigadas e os que se sentem rejeitados pela sociedade. A todos envio os meus votos fraternos de paz e boa vontade para 2022”, concluiu o cardeal Bassetti.

Confira também: