Durante um evento de campanha do candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o prefeito de Belém (PA), Edmilson Rodrigues (Psol), afirmou que o Círio de Nazaré “não é mais da Igreja Católica”. A declaração gerou resposta da arquidiocese de Belém, que disse que “jamais” permitirá “qualquer manifestação que pretenda se apossar e muito menos ultrajar nossa fé católica”. Diante disso, Rodrigues voltou atrás em suas palavras.

Edmilson Rodrigues participou de do evento com Lula na capital paraense na quinta-feira (1º). Na ocasião, o prefeito entregou uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré à mulher do petista, Rosângela Silva, conhecida como Janja.

“Venha festejar o Círio e ver a maior festa religiosa do mundo, onde evangélicos, umbandistas, candomblecistas, todos participam porque a festa é do povo, já não é mais da Igreja Católica”, disse Rodrigues.

A arquidiocese de Belém publicou no sábado (3) uma “nota de esclarecimento sobre o uso indevido do Círio em manifestação pública”, assinada pelo arcebispo Alberto Taveira. “As palavras pronunciadas pelo prefeito feriram completamente não só a comunidade católica, mas a veracidade dos fatos históricos, uma vez que em sua edição de número 230, o Círio de Nossa Senhora de Nazaré sempre foi e sempre será da Igreja Católica Apostólica Romana”, diz o texto.

Segundo a arquidiocese, “o Círio é tido como a maior festa religiosa do mundo, uma grandiosa manifestação de fé e devoção a Nossa Senhora de Nazaré, inclusive reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pelo IPHAN e declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO”, tendo, portanto, “significativa influência na cultura paraense, sem deixar de ser expressão plenamente católica”.

A nota afirma ainda que todos são “bem-vindos” ao Círio, “independente de sua devoção”. Mas, “mais será permitida pela Arquidiocese de Belém qualquer manifestação que pretenda se apossar e muito menos ultrajar nossa fé católica, independente das intenções ou pretensões de qualquer ordem”.

Com a repercussão do caso, Edmilson Rodrigues divulgou uma nota pedindo “desculpas às pessoas de boa fé que, porventura, tenham se sentido ofendidas” com o que chamou de “interpretação maldosa de minha declaração”.

Na nota, Rodrigues se dirige “à comunidade católica e especialmente ao arcebispo metropolitano dom Alberto Taveira” para prestar esclarecimento público da fala que, segundo ele, “está sendo divulgada e interpretada com objetivo de manipulação política”.

“Ao me referir à grandiosidade e importância do Círio de Nossa Senhora de Nazaré – maior manifestação católica do mundo – ressaltei que ela era uma festa de todo o nosso povo, que, portanto, contava com a participação de pessoas das mais diversas religiões. Se me expressei de modo a permitir interpretações mal intencionadas e fora do contexto de minhas colocações, venho aqui ratificar o meu mais profundo respeito à Igreja Católica e à comunidade que tem mantido essa singular e grandiosa demonstração de fé à Padroeira de todo o povo paraense”, declarou o prefeito.

Confira também: