O município de Barcelona, liderado por Ada Colau, colocou travas nas obras que em alguns anos terminariam de construir a igreja da Sagrada Família, símbolo da cidade espanhola, ao afirmar que parte da sua construção “não é uma prioridade”.

O templo, projetado pelo arquiteto Antonio Gaudí, começou a ser construído em 1882 e deveria terminar em 2026. A fase final prevê uma escadaria da fachada da Glória até a avenida Diagonal, a maior avenida de Barcelona, ??e que seja a entrada principal da catedral. Entretanto, esta é a etapa que foi freada pelo município liderado por Ada Colau, que por sua vez é aliada do grupo de esquerda Podemos.

Para ser realizada, é necessário começar uma importante modificação urbana em uma área com um grande número de turistas. Além da demolição de aproximadamente 150 apartamentos e cujos habitantes seriam realocados nas proximidades.

Entretanto, conforme informou o jornal espanhol ‘La Vanguardia’, o município de Barcelona ??disse que “esta intervenção não é uma prioridade”.

Esta decisão, indicou por sua parte o jornal italiano ‘La Stampa’, “não surpreende”, pois há muito tempo se percebia “que a catedral de Gaudi não era querida pela junta de esquerda”.

Até que este ponto se esclareça, continuam os trabalhos em outras áreas do templo. Até o final deste ano deveriam terminar as duas torres, uma das quais é dedicada a Jesus e terá 175 metros de altura. Também deveria terminar a segunda sacristia, que é a última intervenção no atual perímetro da catedral.

Confira também: