A organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), a ser realizada no Panamá em janeiro de 2019, criou um meio de comunicação para ajudar todas as pessoas a conseguirem o visto, as passagens aéreas e outros documentos indispensáveis para a viagem.

"Envie-nos um e-mail para internacional@panama2019.pa e te ajudaremos com os teus documentos, com o visto ou passagens aéreas", informou a JMJ no dia 5 de dezembro através do Twitter.

Países como Venezuela, Cuba, China, República Dominicana, Filipinas, Camarões e outros do continente africano são alguns que precisam de um visto carimbado em seu passaporte ordinário para entrar no Panamá.

"Até agora graças a Deus não tivemos problemas com os vistos. É muito positivo poder conceder o visto online para todos os peregrinos do continente africano e sobretudos aos países como Cuba. De fato, a delegação cubana é a maior da sua história em uma JMJ. Cerca de 471 cubanos já têm visto”, informou ao Grupo ACI em 5 de dezembro Formelisa Aguirre, diretora de Relações Internacionais do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ.

Aguirre indicou que o COL está satisfeito com este novo canal de comunicação, porque facilitou muito os procedimentos dos jovens e a sua aproximação com o Estado panamenho.

"Além disso, temos uma nova central de atendimento, um bate-papo na web e uma linha para ver diretamente o tema do visto para os peregrinos e voluntários. Se há alguém que de repente não conseguiu realizar o seu procedimento, pode comunicar-se com esta equipe de comunicação em quatro idiomas diferentes", acrescentou a diretora de Relações Internacionais.

Desde o dia 3 de dezembro, os organizadores da JMJ criaram o Centro de Assistência aos Peregrinos (CAP). O número é +507 238-1743 e está disponível de segunda a sexta-feira, de 8h às 20h (hora local) para atenção em espanhol e inglês. Em português das 8h30 às 17h30 (quinta-feira das 10h às 17h30).

Por outro lado, o web chat está habilitado de segunda a sábado, de 8h às 20h para atender todas as inquietudes sobre a JMJ Panamá 2019.

"Queremos que os jovens participem. Sobretudo nos países que não têm fácil acesso devido aos diferentes problemas. Atualmente recebemos mensagens durante todo o dia, especialmente dos continentes americano e africano. Recordo especialmente países como Venezuela, Haiti, Cuba ou Paquistão. Acompanhamos cada pessoa de qualquer lugar do mundo", concluiu Aguirre.

Assessoramento para conseguir passagens aéreas

"Nós orientamos os peregrinos e os voluntários para conseguirem passagens aéreas com diferentes linhas aéreas, sendo um elo entre a sua delegação e a companhia aérea, pois fazemos convênios com Copa Airlines e o Grupo Avianca. Ambos devem acessar os links destas empresas, que trabalham com tarifas publicadas com os descontos incluídos (Copa) e através de um código promocional da (Avianca)", explicou Aguirre.

Confira também: