O presidente da Pontifícia Academia para a Vida, Dom Vincenzo Paglia, defendeu a necessidade de uma “cultura dos cuidados paliativos”, ressaltando que no doente, “no irmão e na irmã que sofrem”, se encontra “o rosto de Deus”, somando-se ao rechaço dos bispos do país à possível implantação da eutanásia nos hospitais.

Assim se expressou Dom Paglia em uma mensagem aos organizadores das Jornadas de Cuidados Paliativos, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de março, em Lisboa e Fátima (Portugal).

Na mensagem enviada à Agência Ecclesia, do episcopado português, o presidente da Pontifícia Academia para a Vida assinala que “falta, ainda, uma verdadeira cultura dos cuidados paliativos, seja em nível mais popular, seja em nível político e no mundo da economia”.

Além disso, advertiu que, “muitas vezes”, confunde-se paliativo com “inútil e com aquilo que se proporciona antes da morte”. Porém, explicou que “os cuidados paliativos fazem parte da vida, dão vida, melhoram a qualidade da existência e, sobretudo, são a realização mais profunda do apelo de nosso Senhor Jesus, o de ficarmos sempre ao lado do doente”.

As Jornadas de Cuidados Paliativos 2020 são coorganizadas pela Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) e a Associação dos Médicos Católicos Portugueses, com o apoio da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos.

O evento começará em 16 de março, no Auditório Principal da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, com a presença de Dom Vincenzo Paglia e, segundo informa a agência Ecclesia, do episcopado português, no encerramento terá a presença do presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo Sousa.

Em sua mensagem, Dom Paglia agradeceu “a valiosa e relevante presença do senhor presidente da República Portuguesa, a quem endereço o meu agradecimento pelo seu interesse e por toda sua ação em prol da vida”.

No dia 17 de março, as Jornadas ocorrerão em Fátima, onde a “causa dos Cuidados Paliativos” será consagrada a Nossa Senhora de Fátima, na Capelinha das Aparições, durante celebração presidida pelo Bispo de Leiria-Fátima, Cardeal António Marto.

Ainda neste dia, o evento terá o “propósito da sensibilização e informação sobre a cultura e a prática dos Cuidados Paliativos” e ocorrerá no Centro Pastoral Paulo VI.

“Encontrar-nos-emos em Portugal e, em Fátima iremos pedir à Mãe de Deus para que abençoe este nosso caminho comum juntamente com toda a Igreja portuguesa e o seu povo”, completou o presidente da Pontifícia Academia para a Vida.

Debate da eutanásia

Recorda-se que, em Portugal, projetos de lei para a despenalização da eutanásia serão debatidos na Assembleia da República em 20 de fevereiro.

Diante disso, em recentes declarações à Agência Ecclesia, o Cardeal-patriarca de Lisboa, Dom Manuel Clemente, assinalou que “a atitude correta que devemos ter é estar ao lado de quem sofre, para que essa última fase da sua vida – com tudo aquilo que os cuidados paliativos também podem e devem fazer, quando generalizados e aplicados –, seja uma fase positiva”.

Nesse sentido, defendeu uma sociedade que seja “toda ela paliativa”, uma sociedade “que abriga, que acolhe, que envolve”.

Confira também: