O Papa Francisco aproveitou a catequese de ontem para responder uma pergunta que costuma escutar: “Por que devemos batizar uma criança que não entende?”.

No dia 11 de abril, o Santo Padre deu início a um ciclo de catequeses sobre o Batismo, depois de vários meses falando sobre a Eucaristia.

Ante milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, Francisco afirmou que “há um antes e depois do Batismo. O Sacramento supõe um caminho de fé, que chamamos catecumenato, evidente quando é um adulto deve pedir o Batismo. Mas também as crianças, desde a antiguidade, são batizadas na fé dos pais”.

“E sobre isso eu gostaria de dizer uma coisa. Alguns pensam: Por que batizar uma criança que não entende? Esperemos que cresça, e que ela mesma peça o batismo”, indicou.

O Santo Padre advertiu que isto “significa não ter confiança no Espírito Santo, porque quando nós batizamos uma criança, entra naquela criança o Espírito Santo e o Espírito Santo faz crescer nela as virtudes cristãs que depois florescerão”.

Portanto, assinalou, “sempre se deve dar esta oportunidade a todos, a todas as crianças, de ter dentro de si o Espírito Santo que as guia durante toda a vida”. “Não esqueçam de batizar as crianças!”, exortou.

Confira também: