A Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) realizará a sua Assembleia Plenária entre os dias 6 e 9 de março e refletirá sobre o tema : “A mulher, pilar da edificação da Igreja e da sociedade na América Latina”.

O tema foi escolhido depois das palavras que o Papa Francisco dirigiu a 60 bispos da América Latina reunidos pelo CELAM em Bogotá: “A esperança na América Latina tem um rosto feminino!”. “É uma séria obrigação compreender, respeitar, valorizar e promover a força eclesial e social do que elas fazem” porque, “sem as mulheres, a Igreja do Continente perderia a força de renascer continuamente”.

Em um comunicado de imprensa, a CAL também destaca as palavras do Pontífice durante a sua visita ao Peru em janeiro deste ano e que “voltaram a remarcar as arraigadas situações de injustiça que as mulheres ainda sofrem devido ao ‘machismo’ na região, porque são abandonadas como mães que, sozinhas, devem cuidar, sustentar e educar a prole, muitas vezes pela abominável discriminação que sofrem em seus lugares de trabalho, ou porque sobre elas se descarregam condições de pobreza e indigência e inclusive todo o tipo de violências, que atingem os numerosos casos de feminicídio”.

Trinta e cinco mulheres com grande prestígio profissional na esfera social e eclesiástica participarão da Assembleia e enriquecerão “as reflexões e a troca de experiências previstas”.

A reunião coincide com o “Dia Internacional da Mulher”, que se celebra no dia 8 de março, de modo que a CAL organizou nesse dia um jantar de “amizade e homenagem”, junto com todos os participantes da Assembleia, para aproximadamente 40 mulheres que trabalham no Vaticano em diferentes níveis de responsabilidade.

Além disso, serão recebidas em uma audiência pelo Papa Francisco na manhã da sexta-feira, 9 de março.

Confira também: