Os bispos da Conferência Episcopal Polonesa realizaram a sua 389ª assembleia plenária nos dias 11 e 12 de junho, na qual discutiram vários temas, como a beatificação do mentor de São João Paulo II, o cardeal Stefan Wyszyński, e da madre Elżbieta Rosa Czacka. A reunião também debateu sobre a formação sacerdotal e a educação no país.

A secretaria de comunicações do episcopado polonês emitiu uma nota informando que a beatificação dos servos de Deus acontecerá no dia 12 de setembro, ao meio-dia, no templo da Divina Providência de Varsóvia-Wilanow.

“A cerimônia será digna e modesta, dentro dos limites permitidos em uma situação de pandemia em declínio”. A celebração será presidida pelo legado papal, o cardeal Marcello Semeraro, prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.

A assembleia também apresentou o calendário da visita “ad limina apostolorum”, que todos os bispos do mundo fazem a Roma e que, no caso dos polacos, está prevista para outubro.

“A visita será um momento para renovar os laços com o Santo Padre, rezar juntos, trocar ideias, discernir e definir as prioridades da vida e da missão da Igreja na Polônia para os próximos anos”, afirmou a nota do episcopado polaco.

Os bispos também receberam a aprovação da Congregação para o Clero, em colaboração com a Congregação para a Educação Católica, dos novos princípios para a formação sacerdotal na Polônia. Elas estão no documento “O caminho da formação sacerdotal na Polônia”, que entrará em vigor no dia 1 de outubro de 2021.

Os bispos poloneses agradeceram a todos os professores, educadores e catequistas pelo empenho em ensinar e educar ao longo deste ano letivo, marcado pela pandemia do coronavírus. “Graças à dedicação deste grupo profissional, o ensino não foi interrompido em nenhum momento e, junto com os conhecimentos transmitidos, os alunos receberam apoio espiritual”, afirmaram os bispos em seu comunicado.

Confira também: