Os peregrinos da Polônia celebraram com grande entusiasmo o anúncio do Papa Francisco de que Cracóvia, cidade onde nasceu o beato João Paulo II, será a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2016.

Em declarações ao Grupo ACI, assim que o anúncio terminou, Adrian Rajewkski, 28 anos, um dos 165 voluntários poloneses que colaboraram na JMJ Rio2013, comentou que “de verdade, esta é uma grande alegria”.

“Para nós, João Paulo II é um rei, um grande santo e nos emociona muito que nos tenham escolhido para ser a próxima sede da Jornada”, acrescentou.

Para Monyka Rybska, de 20 anos, esta eleição “é uma grande emoção! De verdade, não tenho palavras para expressar o que sinto. Estou muito emocionada”.

Tomada pela emoção, esta jovem polonesa disse “espero que todos os jovens possam ir a Cracóvia, onde vamos esperá-los com os braços abertos”.

Mateusz Lenczuk, de 23 anos de idade, também disse que se na praia de Copacabana, neste domingo, 28 de julho, “há três milhões de pessoas, eu acho que, na Polônia, podemos ser mais, para mostrar que os católicos são muitos”.

Dominika Wolodkiewicz, 33, disse que “estamos muito felizes por esta eleição e agradecemos ao Papa” e diante da comoção, não pode dizer mais nada.

A mais emocionada do grupo, com quem o Grupo ACI conversou, foi sem dúvida Martyna Mozdzoneli, de 22 anos. Ao ser perguntava sobre o que sentia após o anuncio, não conseguiu pronunciar nem se quer uma palavra.

Tomou fôlego e afirmou que “estou realmente emocionada porque a próxima Jornada Mundial da Juventude será na Polônia. É impressionante. Podemos receber gente de outros lugares do mundo como foi feito aqui no Brasil”.

Martyna acrescentou que “vou adorar ser voluntária nesta ocasião e quero dizer a todos: Nos vemos na Polônia!”.