O arcebispo de Southwark e representantes da Polícia Metropolitana visitaram a paróquia de Cristo Rei, em Londres, no último domingo, expressando um desejo de renovação de colaboração após o excesso das forças policiais da capital na sexta-feira santa ao irromperem no templo e mandarem para casa os padres e paroquianos sob ameaças de prisão e multas.

Através de um comunicado e da presença dos Superintendentes da Polícia Metropolitana de Londres, Sr. Andy Wadey e Sr. Roger Arditti na missa deste domingo, 11 de abril, a polícia londrina ofereceu desculpas formais pelas suas ações ao Arcebispo, aos padres da paróquia e aos fiéis.

Recorda-se que os policiais interromperam a liturgia da Sexta-Feira Santa na paróquia Cristo Rei na vizinhança de Balham, sul de Londres, na tarde do 2 de abril, ordenando que os adoradores saíssem ou enfrentassem multas ou até a prisão. Um vídeo publicado no YouTube mostrou um policial se dirigindo à congregação de um púlpito no santuário da igreja, informando-os que a reunião era "ilegal" sob as restrições atuais do coronavírus. A paróquia serve a comunidade de imigrantes poloneses da capital inglesa.

"Estamos todos cientes dos eventos que aconteceram aqui na tarde da Sexta-Feira Santa. A intenção da Polícia Metropolitana é proteger e apoiar as comunidades para se manterem seguras durante a pandemia. Sabemos, no entanto, que muitas pessoas ficaram desiludidas com o que aconteceu na Sexta-Feira Santa e lamentamos profundamente", disse o detetive Superintendente Andy Wadey aos fiéis após a missa dominical deste 11 de abril.

"Desde então, houve uma reflexão e aprendizados significativos", disse o superintendente das equipes de policiamento na vizinha, afirmando o mesmo da parte de "colegas que trabalham conosco localmente, assim como líderes sêniores na New Scotland Yard".

Wadey disse que "a Polícia Metropolitana realmente deseja servi-los e protegê-los da melhor maneira possível. Espero que hoje marque o início de uma renovada relação profunda e duradoura, com a Paróquia de Cristo Rei de Balham e também com a comunidade polonesa".

A Arquidiocese de Southwark declarou em 11 de abril que "juntamente com o Serviço de Polícia Metropolitana, um processo de reflexão ocorreu resultando no compromisso de todas as partes de trabalhar em conjunto para a cura através da colaboração renovada e do engajamento em um espírito de amizade".

A paróquia de Cristo Rei havia emitido um comunicado no em 3 de abril afirmando que "a polícia excedeu grosseiramente seus poderes emitindo sua ordem sem razão adequada, pois todos os requisitos do governo foram cumpridos."

Após a missa de 11 de abril, o arcebispo John Wilson de Southwark disse que desde o incidente da Sexta-Feira Santa "as preocupações genuínas da Missão Católica Polonesa, e da comunidade da Paróquia de Cristo Rei, foram ouvidas diretamente pelo Serviço de Polícia Metropolitana. Todos compartilhamos o mesmo desejo de seguir em frente na amizade, trabalhando juntos para o bem comum. Estamos comprometidos em permitir a liberdade de adoração para todos, em ambientes seguros e seguros."

O Prelado indicou que tanto ele como os superintendentes Andy Wadey e Roger Arditti estavam ali naquele dia falando à comunidade, a convite do Padre Stefan Wylężek, vigário da missão polonesa na Inglaterra e país de Gales e do Pe. Władysław Wyszowadzki, pároco do local.

"Eu Agradeço aos sacerdotes por sua bondade e pelas conversas frutíferas que tivemos junto com a polícia na semana passada", disse o arcebispo Wilson.

Ele acrescentou que os superintendentes Arditti e Wadey se reuniriam em breve com ele e com o clero, junto de outros representantes da paróquia "para iniciar uma conversa sobre como a Comunidade Católica Polonesa em Balham e o Serviço de Polícia Metropolitana podem trabalhar para melhorar a comunicação e o engajamento uns com os outros".

Confira: