Membros da comunidade católica polonesa em Londres, Inglaterra, afirmaram em comunicado que a polícia da capital "abusou grosseiramente dos seus poderes" ao interromper a liturgia da Sexta-feira Santa e ordenar os paroquianos a irem para casa.

Os policiais interromperam a liturgia da Sexta-feira da Paixão na Igreja Christ the King no bairro de Balham, ao sul de Londres, neste último 02 de abril, ordenando aos fiéis que saíssem ou sob a ameaça de serem multados ou presos caso não obedecessem. A paróquia, que pertence à Missão Católica Polonesa na Inglaterra e País de Gales, está localizada na Arquidiocese de Southwark.

Um vídeo postado no YouTube mostrou um policial se dirigindo à congregação desde um púlpito no presbitério da igreja, informando que a reunião era “ilegal” sob as atuais restrições do coronavírus.

Uma declaração de 3 de abril no site da paróquia afirma: “Nesta Sexta-feira Santa, 02 de abril, durante a Liturgia da Paixão do Senhor, no momento da Adoração da Cruz, por volta das 18h00, a polícia veio à porta de nossa igreja. Não nos foi permitido terminar a celebração”.

“Os policiais, declarando que nossa reunião litúrgica era ilegal, ordenaram que todos deixassem a igreja imediatamente sob a ameaça de multa de £ 200 [mais de R$ 1500,00] para cada um dos paroquianos presentes ou pena de prisão. Os fiéis obedeceram a esta ordem sem objeções”.

“Nós, porém, acreditamos que a polícia abusou grosseiramente dos seus poderes ao emitir sua ordem sem motivo adequado, já que todos os requisitos do governo foram atendidos”, conclui.

Este sábado, um sacerdote da paróquia disse à CNA, a agência em inglês do grupo ACI, que acreditava que a paróquia foi tratada "de forma muito injusta".

“Acreditamos que nós e nossos fiéis fomos tratados de forma muito injusta, mesmo em um dia tão importante para os fiéis”, disse o Pe. Aleksander Dasik, vigário paroquial de Christ the King.

Em seu comunicado, a paróquia disse: “Acreditamos que os policiais foram mal informados sobre as diretrizes atuais para locais de culto, alegando que a razão para sua intervenção é a proibição contínua de celebrações públicas em locais de culto em Londres, devido ao lockdown introduzido no dia 04 de janeiro de 2021”.

“Lamentamos que os direitos dos fiéis tenham sido prejudicados em um dia tão importante para todos os cristãos e que nossa adoração tenha sido profanada.”

A Polícia Metropolitana disse em um comunicado divulgado em 3 de abril: “Por volta das 17h de sexta-feira, 02 de abril, os oficiais foram chamados para conter uma grande aglomeração de pessoas, que faziam fila do lado de fora de uma igreja em Balham High Road.”

“Os oficiais compareceram e encontraram um grande número de pessoas dentro da igreja. Algumas pessoas não usavam máscaras e os presentes, claramente, não observaram a distância social exigida”.

“Estamos particularmente preocupados com o risco de transmissão do vírus COVID-19 como resultado de grandes reuniões em locais fechados, nas quais as pessoas não estão socialmente distantes e algumas nem sequer usam máscaras. Como tal, os oficiais tomaram a decisão de que não era seguro para aquele serviço em particular prosseguir”.

A declaração continuou: “Compreendendo a delicadeza da situação, os oficiais conversaram com o padre fora da igreja e foram convidados a entrar para falar com a congregação. Nenhuma multa foi emitida”.

“Este foi um de uma série de ocorrências na igreja durante o período da Páscoa. Estamos trabalhando com as autoridades da igreja e continuaremos a fazê-lo nos próximos dias”

O arcebispo John Wilson, de Southwark, decidiu visitar a igreja no dia seguinte e realizou uma visita pastoral aos fiéis sábado santo. O arcebispo falou com os padres e vários paroquianos presentes na igreja, assegurando-lhes a sua proximidade na oração e oferecendo-lhes o seu apoio após o incidente.

Um comunicado na página da arquidiocese no Facebook disse que Dom Wilson discutiu o assunto com Monsenhor Stefan Wylężek, reitor da Missão Católica Polonesa, que pretendia entrar em contato com as autoridades policiais para falar do trato que receberam dos policiais.

A paróquia pediu uma explicação à polícia sobre o incidente e encorajou os paroquianos a fazerem uma queixa formal contra os oficiais.

Ele destacou que as últimas diretrizes e orientações governamentais da Conferência dos Bispos Católicos da Inglaterra e País de Gales permitiram o culto público na Semana Santa, com as congregações obrigadas a observar regras estritas para prevenir a propagação do coronavírus.

Mais em

A declaração da paróquia conclui: “Todos os serviços programados para a o Sábado Santo, a Vigília Pascal, o Domingo de Páscoa e a Segunda-feira de Páscoa decorrerão conforme indicado.”

“Pedimos a todos que observem os requisitos atuais de saneamento na igreja nos espaços comunitários e orem para que situações semelhantes não ocorram novamente”, termina o comunicado.

Confira: