O padre Omar Sánchez Portillo, secretário-geral de Cáritas Lurín, chamou os peruanos à unidade, à democracia e à reconciliação após a polarizada eleição presidencial, e os convidou a se unirem na consagração do país à Virgem Maria.

As votações pelo segundo turno das eleições presidenciais no Peru foram realizadas no último domingo, 6 de junho, para decidir entre os candidatos Pedro Castillo, do partido comunista Perú Libre, e Keiko Fujimori, do Fuerza Popular.

A contagem dos votos ainda não terminou. Embora o processo possa durar vários dias, os resultados preliminares divulgados pela secretaria nacional de processos eleitorais (ONPE) mostram ainda um resultado apertado com vantagem para Pedro Castillo e uma clara polarização no país.

Após as eleições, o Peru foi tomado por um clima de incerteza e tensão, em meio a denúncias de fraude por parte de ambos os partidos políticos e mobilizações de simpatizantes em diferentes regiões do país.

Em meio a este contexto, o padre Omar Sánchez exortou os católicos a se unirem virtualmente e participarem da consagração do Peru ao Imaculado Coração de Maria.

Em sua página no Facebook, o padre Omar anunciou que a cerimônia de consagração acontecerá às 20h00, hora local, e será transmitida ao vivo pela página do Facebook da paróquia Santa María de Tablada, da diocese de Lurín, em Lima.

“Esperamos você amanhã, quarta-feira às 20h00, para consagrar nosso Peru ao Imaculado Coração de Maria. Por um Peru unido! Por um Peru livre! Por um Peru democrata! Por um Peru em paz! Por um Peru justo! Por um Peru reconciliado!”, diz a publicação.

No dia 6 de junho, após os primeiros votos apurados darem pequena vantagem a Keiko Fujimori, partidários do Perú Libre convocaram mobilizações contra uma suposta fraude em diferentes partes do país.

O resultado se inverteu com a continuação da contagem de votos. Foi a vez de Fujimori denunciar a existência de uma “fraude sistemática” por seu concorrente. Castillo reuniu seus seguidores em Lima e afirmou que a contagem de seus representantes confirma a sua vitória e que “o povo prevaleceu”.

Até o momento, Castillo tem 50,20% dos votos válidos, com apoio majoritário nas altas regiões andinas do sul do Peru. Fujimori tem 49,79% dos votos válidos, com apoio majoritário em Lima, capital do Peru, e no litoral norte do país.

Segundo o jornal El Comercio, no dia 9 de junho os apoiadores de ambos os partidos convocaram passeatas pacíficas em Lima para exigir que a vontade popular expressa nas urnas seja respeitada.

Em meio a esse contexto, o Ministério da Defesa do Peru exortou, através do Twitter, a “todos os peruanos a respeitar os resultados do processo eleitoral e a trabalharem juntos para fortalecer a democracia e promover o desenvolvimento do país. Fazemos um chamado à unidade acima de todas as nossas diferenças”.

O presidente do tribunal eleitoral peruano, Jorge Salas Arenas, também exortou os cidadãos a manter a calma e afirmou que “devemos começar a procurar consensos e não promover ódios ou divisões”.

Confira também:

Mais em