Um grupo de militares portugueses realizou uma “peregrinação pela paz” de bicicleta, na qual percorreram 2782 quilômetros de Roma ao Santuário de Fátima em Portugal.

Os dez militares que participaram desta iniciativa ofereceram o percurso de 17 dias pelo centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima na Cova da Iria e as intenções do Papa Francisco.

Nesta sexta-feira, 12 de maio, ao chegar ao Santuário de Fátima, os ciclistas foram recebidos pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, o Bispo de Leiria-Fátima, Dom António Marto, e o Reitor do Santuário, Padre Carlos Cabecinhas. Eles ofereceram de presente uma bicicleta usada durante esta peregrinação.

A peregrinação começou no dia 26 de abril, e o ponto de partida foi a Praça de São Pedro, no Vaticano. O major e paraquedista, Rui Bernardo, disse à Agência Ecclesia, do episcopado português, que naquele dia “tivemos o prazer de ser recebidos por ele (Papa Francisco) e oferecemos uma bicicleta como um gesto simbólico ao Museu Vaticano”.

Bernardo recordou que na fotografia que tiraram com o Papa Francisco, “todos aparecem com um sorriso porque esse homem transmite algo totalmente diferente e transcendente que faz com que sejamos todos bons de coração. Acredito que aqueles que têm menos formação religiosa também gostariam de estar com ele”.

Naquela ocasião, estiveram acompanhados pelo Bispo Castrense de Portugal, Dom Manuel da Silva Rodrigues Linda, e o comandante da Brigada de Reação Rápida do Exército Português, General Carlos Alberto Perestrelo.

Bernardo indicou que a ideia desta peregrinação surgiu há cinco anos. Acrescentou que discutiram cada detalhe, incluindo o da segurança, porque assinalou que era difícil se deslocar de bicicleta ao exterior.

“Tivemos muitas dificuldades, situações de intempéries, o vento forte”, mas “a oração nos deu força, fé e coragem para enfrentar os 2782 quilômetros”, manifestou.

Rui Bernardo comentou que o momento mais difícil do percurso foi quando subiram os Montes Pireneus. “Havia um vento de frente, uma chuva gelada, as bicicletas andavam pouco. Fizemos equilibrismo com o vento”.

O militar comentou que o grupo fez uma parada no Santuário de Nossa Senhora de Lourdes, localizado ao sul da França, onde tiveram um momento de oração. Então, “avançamos com a fé que move montanhas e conseguimos”.

Por sua parte, Dom Manuel da Silva Rodrigues Linda indicou à Agência Ecclesia que durante a peregrinação de bicicleta, eles “rezavam diariamente a oração da manhã, rezavam outras orações ao longo do dia e em outros dias tiveram Missa, pois um capelão os acompanhou”.

Confira também: