O papa Francisco não fará a tradicional homenagem pública à Imaculada Conceição no dia 8 de dezembro na praça de Espanha, no centro de Roma, por medo de que se forme uma multidão que aumente o contágio de covid-19.

É a segunda vez que se cancela a homenagem pública à Imaculada Conceição por cauda da pandemia da covid-19. Em 8 de dezembro de 2020, de forma privada e sem a presença dos fiéis, o papa Francisco foi bem cedo para rezar em frente ao monumento mariano na Praça de Espanha.

Uma nota da Sala de Imprensa da Santa Sé informou que também neste ano o papa Francisco “fará um ato privado de devoção” em que pedirá "a Nossa Senhora para proteger os romanos, a cidade em que vivem e os doentes que precisam de Sua proteção materna em todo o mundo".

A disposição obredece às novas restrições que o governo italiano implementará de 6 de dezembro a 15 de janeiro, incluindo a proibição de pessoas não vacinadas irem a eventos públicos, festas, restaurantes, teatros e casas noturnas.

No dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, a Igreja Católica celebra em todo o mundo que a Virgem Maria "foi preservada imune de toda mancha da culpa original no primeiro instante de sua concepção por singular graça e privilégio de Deus onipotente".

O monumento à Imaculada Conceição de Maria na Praça de Espanha em Roma consiste em uma coluna de 12 metros de altura sobre a qual está uma imagem de bronze da Virgem. Na base da coluna estão representados os quatro evangelistas.

A imagem é obra do escultor italiano Giuseppe Obici, e foi inaugurada em 8 de dezembro de 1857, exatamente três anos depois que o papa Pio IX proclamou o dogma da Imaculada Conceição.

Tradicionalmente, como parte das homenagens à Virgem Maria nesse dia, um bombeiro sobe ao topo de uma escada de caminhão de bombeiros e coloca uma guirlanda de flores no braço da Virgem.

Confira também: