Completa-se um ano que ocorreram os atentados jihadistas em Barcelona e em Cambrils (Espanha), por isso, em todas as Missas que serão celebradas na Arquidiocese de Barcelona e na Diocese de Terrassa rezarão especialmente pelas vítimas e pelos seus familiares e pela conversão dos terroristas.

Neste dia 17 de agosto, completa um ano que ocorreram os atentados jihadistas que acabaram com a vida de 16 pessoas e deixaram mais de cem feridos na Rambla de Barcelona e na rua marítima de Cambrils, na cidade de Tarragona (Espanha), que pertence à Diocese de Terrassa.

Durante o dia, realiza-se um evento comemorativo organizado pela Prefeitura de Barcelona na central Praça da Catalunha, com a presença de Dom Juan José Omella, Arcebispo de Barcelona, ​​do Bispo Auxiliar Dom Sergio Gordo; assim como do Bispo de Terrassa, Dom Josep Ángel Saiz.

Neste triste aniversário, ambas as dioceses pediram para que rezem especialmente pelas vítimas, pelos feridos e pela conversão dos terroristas, segundo informa o semanário católico ‘Alfa y Omega’.

Na Arquidiocese de Barcelona, ​​o Cardeal Omella pediu que incluam em todas as missas uma oração em memória das vítimas e familiares, pelas forças de segurança e de saúde para que sigam realizando a sua tarefa "com um serviço à sociedade" e "por todos aqueles que, em todo o mundo, causam terror com atentados e guerras. Peçamos para que convertam os seus pensamentos e ações em caminhos de paz e de diálogo".

Na Diocese de Terrassa, Dom Saiz Meneses pediu "a toda a comunidade diocesana que recorde as vítimas e todas as pessoas atingidas por estes atentados, e pelas suas famílias".

Além disso, incentivou “a rezar pela missão das forças de segurança, dos bombeiros e dos agentes de saúde e pela paz em nossa cidade e no mundo inteiro".

Em Terrassa, celebraram uma Missa às 9h na paróquia a qual pertenciam duas vítimas dos atentados de Cambrils e, às 20h, Dom Saiz celebrará outra Missa na Catedral.

Confira também: