Os fiéis e sacerdotes da paróquia Santa Maria de Huachipa, no Peru, pediram orações pelo Pe. Emmanuelle Cueto Ramos, sacerdote influencer que completará 31 anos na terça-feira, 1º de dezembro, e que foi diagnosticado com câncer terminal, que causou a perda da visão e um prognóstico de sete a oito meses de vida.

Pe. Emmanuelle, integrante dos Apóstolos da Palavra e criador da página do Facebook Memes Católicos Recargado Mex, que tem mais de 150 mil seguidores, chegou do México ao Peru em novembro de 2019, conforme lembra em comunicado o Pe. Teófilo Pérez Julca, que serve na paróquia Santa Maria de Huachipa, na Diocese de Chosica.

No texto de 17 de novembro, o sacerdote explica que o Pe. Cueto, que também tem uma conta no Tiktok com cerca de 280 mil seguidores, foi diagnosticado em fevereiro com um tumor no olho direito, para o qual teve de ser tratado no Instituto Nacional de Doenças Neoplásicas (INEN) em Lima.

Em seguida, esteve internado por dois meses no Hospital Arcebispo Loayza, onde foi submetido a duas grandes cirurgias e uma menor. Devido à agressividade do tumor, Pe. Emmanuelle perdeu a visão dos dois olhos: em março do direito e em setembro do esquerdo.

“Pe. Emmanuelle aceitou como um dom de Deus esta doença que no início, com os diversos exames, foi considerado um tumor benigno, no entanto, depois mudou para tumor maligno e câncer de grau 3”, explica Pe. Teófilo Pérez.

“Pe. Emmanuelle chegou ao Peru sem nenhuma suspeita de tumor. Ele viveu e experimentou um processo doloroso como associado à paixão de Cristo. Sua família carnal e espiritual e aqueles de nós que conhecemos o padre percebemos a proximidade e a presença de Deus em sua vida. Admiramos a força do Padre Emmanuelle e como foi assumindo e aceitando a via-sacra que Deus lhe permitiu experimentar dia a dia”, continua.

O câncer se espalhou e não pode mais ser operado porque atingiu um local muito difícil na cabeça.

“Os milagres existem. Deus sabe a quem, por que e para quê os concede. Depois de receber alta e de fazer alguns exames, escutei pela primeira vez: ‘deem qualidade de vida ao Padre Emmanuelle’. Quando informamos alguns médicos sobre a evolução do padre, escutei: ‘Assim começa o final’. ‘Deem a ele qualidade de vida’. Na INEN: ‘é delicado e não podemos fazer mais, devido à área do tumor. Vamos dar-lhe radiação paliativa, não curativa'”, continua o Pe. Teófilo.

O sacerdote afirma ainda que “foram dias de perguntas: Qual é o plano de Deus? O que Deus quer do Pe. Emmanuelle? Não é fácil entender os planos de Deus. É por isso que dizemos 'Senhor, não entendemos os teus planos e a tua vontade, mas dá-nos a força e a sabedoria para aceitar a tua vontade, mesmo que não a compreendamos e não estejamos de acordo'”.

Depois de agradecer a todos os que ajudaram nesta situação e a Dom Norberto Strottman, Bispo de Chosica, o sacerdote encorajou a continuar “rezando pelo Pe. Emmanuelle e pelas pessoas que o apoiam. Que seja feita a vontade de Deus”.

Do mesmo modo, circula nas redes um pedido de orações a Deus pelo Pe. Emmanuelle, “um defensor da liturgia”, “um sacerdote com câncer e sem cura, que nos oferece esperança e testemunho” e que “tem consciência de que o sofrimento é o caminho mais curto para chegar ao Céu”.

Em seus últimos tweets publicados em julho, Pe. Emmanuelle Cueto escreveu que “para quem quer ser santo, o sofrimento não é opcional, mas um pressuposto essencial, é uma oportunidade para se santificar e se salvar. E a morte, vista com o olhar cristão, é esperada; mas quando a morte é vista com o olhar humano, ela é temida”.

"Quer ser bom?... Quer ser santo? Então: Prepare-se para a provação”, escreveu também.

Em entrevista recente, Pe. Cueto disse que em 2013, ao entrar no Facebook, viu que a rede social eliminou temporariamente a página Memes Católicos, criada e gerida por Yhonatan Luque Reyes, com quem estabeleceu uma boa amizade. Isso levou o sacerdote a criar algo semelhante: Memes Católicos Recargado Mex.

Em declarações à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, Yhonatan Luque disse que começou a seguir o apostolado do Pe. Emmanuelle devido ao seu conteúdo apologético, ao ser parte da Família dos Apóstolos da Palavra fundada pelo Pe. Flaviano Amatulli Valente, “que sempre destacou na necessidade de defender a fé”.

O Padre Amatulli, falecido em 2018, fundou os Apóstolos da Palavra no México. Também publicou dezenas de livros e panfletos em defesa da fé e da Igreja contra o crescente número de seitas.

“Acho que sua principal característica é a capacidade de evangelizar com entusiasmo e um grande senso de humor, mas sem relativizar a fé. Também o seu profundo amor pela Santa Missa, que continua celebrando mesmo agora que perdeu a visão”, acrescentou Luque sobre o Pe. Emmanuelle.

Por fim, o criador de Memes Católicos disse que o jovem sacerdote “é um exemplo para todos aqueles que querem evangelizar na Internet. Em todas as redes sociais em que se aventurou, tem conseguido deixar a sua marca, também na conta TikTok que abriu este ano e na qual já tem vídeos com milhões de visualizações”.

Emmanuelle Cueto Ramos nasceu na Cidade do México em 1º de dezembro de 1989. É filho de Roberto Cueto López e Alba Rosa Morales e cresceu na cidade de Acapulco.

Embora tenha sido coroinha desde muito jovem, começou a beber e experimentar drogas aos 11 anos. Fazia parte de uma gangue e era grafiteiro. No entanto, um retiro que frequentou pensando que a garota de quem gostava também iria, mudou sua vida.

Mais em

Entrou para os Apóstolos da Palavra em 15 de abril de 2002. Em 2003 ingressou no departamento de Voluntariado Missionário. Em 2004 foi enviado para cumprir sua etapa de promessa em Xoxocotla, no estado de Morelos; e em junho do mesmo ano ingressou no Seminário Menor dos Apóstolos da Palavra, em Acayucan, estado de Veracruz.

Em 2008 foi enviado para Chilapa, estado de Guerrero, onde foi coordenador diocesano dos Apóstolos da Palavra da Diocese de Chilpancingo-Chilapa enquanto fazia o curso introdutório ou propedêutico.

Entre 2009 e 2011 estudou na Faculdade de Filosofia da Pontifícia Universidade do México até 2011. Em junho desse ano foi enviado para fazer o noviciado como coordenador nacional dos Apóstolos da Palavra de El Salvador.

Em agosto de 2012, voltou ao México para estudar teologia na Universidade Lumen Gentium (Instituto Superior de Estudos Eclesiásticos). Entre 2015 e 2016 atuou na Guatemala.

Foi ordenado diácono em 3 de setembro de 2016 na Diocese de San Andrés Tuxtla. Foi ordenado sacerdote em 14 de abril de 2018 em Acapulco. Antes de viajar ao Peru, foi vice-reitor e prefeito de estudos do Curso Introdutório na Cidade do México.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: