O Pe. Federico Lombardi, porta-voz da Santa Sé, deixará a direção da Rádio Vaticano no final deste mês quando completa seu mandato quinquenal; entretanto, não será nomeado um novo diretor, pois a reforma de meios de comunicação da Santa Sé prevê a unificação da Rádio Vaticano com o Centro Televisivo Vaticano.

Em um comunicado, a Secretaria para a Comunicação informou que “por motivo do próximo término do serviço na Rádio Vaticano do Diretor Geral, Pe. Federico Lombardi S.J., e do Diretor Administrativo Alberto Gasbarri, o Prefeito da Secretaria para a Comunicação, Mons. Dario Edoardo Viganó, depois da indicação da Secretaria de Estado, nomeou 'ad interim', a partir do próximo 1º de março, como Representante Legal e Responsável pela Direção Administrativa da Rádio Vaticano a Giacomo Ghisani a fim de encarregar-se da administração ordinária (…) no contexto da reestruturação atual dos meios de comunicação vaticanos”.

Como se recorda, em 27 de junho de 2015, o Papa Francisco instituiu com o Motu Proprio “O contexto comunicativo atual” a Secretaria para a Comunicação e integra em um só dicastério o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, a Sala de Imprensa da Santa Sé, o Serviço Internet Vaticano, a Rádio Vaticano, o Centro Televisivo Vaticano, L'Osservatore Romano, a Tipografia Vaticana, o Serviço Fotográfico e a Livraria Editora Vaticana.

Previamente, no dia 9 de junho apresentaram ao Conselho de Cardeais o estudo de viabilidade e um calendário de trabalho que indicava a gradualidade do processo de unificação dos organismos. Informaram-lhes que, desde a data de publicação do Motu Proprio, continuariam suas atividades, atendendo as indicações da Secretaria para a Comunicação.

Neste sentido, como parte do processo, desde o dia 1º de janeiro de 2016, o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e a Sala de Imprensa da Santa Sé foram unificadas, tanto do ponto de vista administrativo como de gestão. Nada mudou quanto à competência da Secretaria de Estado em relação com a comunicação institucional.

O calendário prevê para este ano a unificação da Rádio Vaticano e do Centro Televisivo Vaticano, em parte já iniciada para alguns serviços, tais como: cerimônias para a produção e distribuição de som e imagem das cerimônias papais e outros eventos importantes do Vaticano; e para o melhor trabalho dos recursos humanos.

Isso explica por que com o vencimento dos respectivos mandatos quinquenais e de aposentadoria do Diretor Geral, Pe. Lombardi, e do Diretor administrativo, Alberto Gasbarri, não os substituam com figuras diretivas análogas, mas a escolha de um Representante Legal e Responsável pelo Escritório Administrativo, que é Giacomo Ghisani, atual Diretor Anexo da Direção Geral da Secretaria para a Comunicação e conhecedor da situação da Rádio Vaticano. Ghisani também trabalhou durante anos como Responsável pelo Escritório Legal e Internacional.

O processo de reestruturação está sendo feito junto com a formulação de novos estatutos, não só do Dicastério, mas também da prevista entidade vinculada, a qual assegurará a representação legal tanto nas sedes institucionais como nas europeias e internacionais. Além dos novos estatutos será iniciada a reformulação dos organogramas dos organismos unificados.

“A tarefa que nos espera representa uma grande oportunidade para valorizar, em ambas as entidades, as áreas de excelência e o patrimônio do multilinguismo e do multiculturalismo”, assinala a nota.

Explicaram também que nesta fase, o Centro Televisivo Vaticano continuará se referindo a Stefano D'Agostini para a administração ordinária. A equipe da Rádio Vaticano, além de Giacomo Ghisani para os assuntos administrativos, fará referência na atividade editorial e a situação das redações em diversos idiomas ao Pe. Andrzej Majewski.

“A Secretaria para a Comunicação continuará realizando o processo com cuidado e atenção, para solucionar as eventuais situações difíceis e assegurar seu êxito”, concluiu o comunicado.

Confira ainda: