O patriarca da Igreja Católica Caldeia no Iraque, cardeal Louis Raphael Sako, fez um chamado à calma e a uma ação política rápida para evitar que o país entre em guerra civil.

“O cenário é aterrorizante e atrasos não podem ser tolerados”, disse Sako, em comunicado divulgado pela agência Fides, serviço noticioso das Pontifícias Obras Missionárias. “Os líderes políticos e também as autoridades religiosas devem remediar a situação, antes que se desencadeie um tsunami que possa devastar todos nós”.

O Iraque vive uma onda de protestos que culminou em invasões do parlamento. O país está sem presidente e sem governo nacional que os parlamentares ainda não elegeram.

Depois da queda do presidente Saddam Hussein, derrubado pela invasão americana ao país em 2001, foi imposto que o chefe de Estado deveria ser um curdo, etnia minoritária no país; o presidente do parlamento um muçulmano sunita, minoria religiosa no Iraque; e o chefe de governo, com o carago de primeiro-ministro, um muçulmano xiita, confissão majoritária no país.

As eleições parlamentares de 10 de outubro de 2021 deram a vitória à aliança liderada pelo xiita Muqtada Al Sadr, com 73 vagas das 329, insuficiente para montar um governo que conte com apoio da maioria do Parlamento.

Em 9 de janeiro deste ano, o parlamento reelegeu o muçulmano sunita Mohamed al-Halbusi como presidente.

A falta de acordos e boicotes internos desencadearam uma violenta invasão do parlamento em Bagdá na quarta-feira, 27 de julho, pelas mãos de centenas de apoiadores de Al Sadr.

O primeiro-ministro interino, Mustafa al-Kadhimi, pediu que "todas as partes se acalmem, reduzam as tensões e lancem uma iniciativa para alcançar uma solução de base nacional".

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, destacou a necessidade de “um governo nacional eficaz, por meio de um diálogo inclusivo e pacífico, que possa atender prontamente às demandas de reforma”.

Na terça-feira (2), Al Sadr pediu a seus seguidores que deixassem o parlamento e continuassem com o protesto do lado de fora, mas ontem (3) rejeitou a proposta de diálogo de vários líderes políticos e continuou com seu plano de dissolver o parlamento, convocar novas eleições e buscar reformas.

Confira também: