Em sua visita à igreja São Corbiniano em Roma (Itália) no dia de ontem, o Papa Bento XVI assinalou que as paróquias devem ser sempre igrejas vivas centradas em Cristo, onde ressalte a comunhão, o compromisso e o testemunho de vida cristã.

Em sua homilia da Missa que presidiu ontem, o Santo Padre disse que no Evangelho sobre a Transfiguração de Cristo há "dois elementos; ambos muito importantes: por um lado, o mistério da Transfiguração; e por outro, o do templo, quer dizer, da casa de Deus em meio de seus lares".

Com o primeiro "os discípulos se preparam para o mistério pascal de Jesus: para superar a terrível prova da paixão e também para compreender bem o fato luminoso da ressurreição".

"A vontade de Deus se revela plenamente na pessoa de Jesus. Quem quer viver de acordo com a vontade de Deus deve seguir a Jesus, escutá-lo, acolher suas palavras e, com a ajuda do Espírito Santo, aprofundar nelas".

Seguidamente o Papa disse que "este é o primeiro convite, que com grande afeto, desejo fazer-lhes: cresçam no conhecimento e no amor a Cristo, tanto como indivíduos, como comunidade paroquial; encontrem na Eucaristia, na escuta de sua palavra, na oração e na caridade".

"O segundo ponto -continuou- é a Igreja, como edifício, mas sobre tudo como comunidade". Neste contexto, recordou que São Corbiniano fundou a diocese de Freising, na Baviera (Alemanha), da que foi Bispo durante quatro anos.

Depois de agradecer aos que contribuíram para construir esta igreja, o Papa exclamou: "hoje vivemos uma jornada importante, que coroa os esforços, o trabalho duro, os sacrifícios e o compromisso da população residente de constituir-se como comunidade cristã e amadurecida, capaz de ter uma igreja consagrada definitivamente ao culto de Deus!".

"Do mesmo modo que foi realizado o edifício da paróquia, minha visita deseja animá-los a realizar cada vez melhor aquela Igreja de pedras vivas que sois vós".

"Por isso, também eu vos exorto a fazer de sua nova igreja, o lugar onde se aprende a escutar a Palavra de Deus, a 'escola' permanente da vida cristã da que partem todas as atividades desta paróquia jovem e comprometida".

Bento XVI destacou que a comunidade paroquial de São Corbiniano é jovem, composta em grande parte por recém casados.

Neste sentido, animou a "saber dar vida a uma pastoral familiar caracterizada pela acolhida aberta e cordial dos novos núcleos familiares, que saibam favorecer o conhecimento recíproco, de modo que a comunidade paroquial seja cada vez mais uma 'família de famílias', capaz de compartilhar com eles, junto com as alegrias, as dificuldades inevitáveis dos começos".

"Queridos amigos de São Corbiniano, o Senhor Jesus, que conduziu os Apóstolos ao monte a orar e lhes mostrou sua glória, hoje convidou a esta nova igreja: aqui podemos escutá-lo, aqui podemos reconhecer sua presença na fração do Pão eucarístico; e deste modo nos convertermos em Igreja viva, templo do Espírito Santo, sinal no mundo do amor de Deus!".